Crer promove campanha “O que importa para você?” e fortalece a escuta ativa e o cuidado centrado no paciente
Entre os dias 2 e 13 de junho, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer realizou uma série de ações institucionais em adesão ao movimento mundial “O que importa para você?”. Com o tema principal “Reabilitar com propósito: o que importa para você?”, a iniciativa teve como foco valorizar os sonhos, desejos e sentimentos que movem cada paciente, fortalecendo seu protagonismo no processo de cuidado e reabilitação.
A proposta foi promover um ambiente mais humano, empático e colaborativo, por meio da valorização da escuta ativa e do cuidado centrado na pessoa. A campanha convidou pacientes, acompanhantes, colaboradores e voluntários a refletirem e expressarem o que realmente importa em suas vidas, fortalecendo vínculos, reconhecendo singularidades e colocando o propósito no centro do cuidado.
As atividades foram direcionadas especialmente a pacientes internados há mais de sete dias e sem previsão de alta, além de profissionais de todos os setores e voluntários da unidade. Com a mensagem “Escutamos com propósito, cuidamos com o coração”, a campanha buscou inspirar conexões mais sensíveis e intencionais no cotidiano hospitalar.
A ação teve como propósito promover acolhimento, despertar memórias afetivas e valorizar aquilo que realmente faz sentido na jornada de cada paciente.
De acordo com o diretor-geral do Crer, Luiz Carlos Junio Sampaio Teles, a campanha também teve um papel estratégico na consolidação da cultura institucional.
“Está ação reforça ainda mais a cultura da escuta e do cuidado centrado no paciente, fortalecendo nossa identidade como uma unidade reconhecida pela excelência e humanização. Além disso, acreditamos que contribuiu para ampliar os vínculos afetivos entre equipes e usuários, além de motivar nossos profissionais ao reconhecerem o propósito que os move diariamente. A iniciativa também reafirma o compromisso do Crer em proporcionar a melhor experiência possível ao paciente durante toda a sua jornada na instituição, com acolhimento, empatia e atenção integral às suas necessidades”, destacou.
Segundo a gerente de Qualidade do Crer, Josenei Skorek, a unidade reafirma diariamente seu compromisso com uma assistência integral e verdadeiramente humanizada.“Nosso cuidado vai além do aspecto clínico, ele busca alcançar o que realmente importa para cada ser humano, respeitando suas histórias, valores e emoções”, afirmou.
O paciente Victor Emanuel Lima, de 18 anos, participou das ações do movimento e teve seu desejo atendido: visitar a feirinha interna do Crer. “Estou internado no Crer há duas semanas e, nesse tempo, já me senti muito acolhido. A equipe foi até o nosso quarto, perguntou o que gostaríamos de comer, de fazer… e fomos surpreendidos com uma visita à feirinha do Crer. Foi um momento de muita leveza e descontração”, compartilhou.
Em uma das coletas de desejos, realizadas durante a campanha, o paciente Sandro Miguel Ferreira Lemos, internado no Crer há alguns meses, compartilhou com simplicidade e força um desejo profundo: rever os filhos, que não via há bastante tempo. Sensibilizada com o pedido, a equipe organizou um reencontro emocionante entre Sandro e seus três filhos pequenos.
A esposa de Sandro, Fernanda Lemos, emocionada, contou que o momento foi muito especial para toda a família. “Foi muito bom. A família dá ainda mais força ao Sandro com esse encontro. Só temos a agradecer à equipe por proporcionar essa oportunidade. Muita emoção!”, disse Fernanda.
Durante as duas semanas de campanha, diversas ações foram promovidas, entre elas:
- Coleta de desejos dos pacientes;
- “Balões do cuidado”, com a equipe de Odontologia e os pacientes;
- Mural interativo “Conexões que inspiram”, no qual cada paciente escreveu o que era importante para si e colou em um mural que ficou exposto na recepção central da unidade;
- Trilha do Afeto, pacientes em reabilitação visual e intelectual foram convidados a compartilhar uma música especial, aquela que toca o coração, desperta alegria e traz bons sentimentos. Um momento cheio de emoção, sorrisos e muito movimento;
- Conversas com propósito durante a reabilitação na internação, incluindo a renovação dos votos matrimoniais de um paciente com sua esposa;
- Ações internas com os colaboradores, em que o Time de Experiência do Paciente percorreu os setores para ouvir e valorizar os profissionais.