Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Ensino Agir


Congresso Envelhecimento Saudável reúne especialistas e profissionais da saúde em dia de conhecimento e conexão


26 de junho de 2025
Créditos: Alessandra Rocha
Fotos: Gustavo Viscal



Nesta quarta-feira, 25/06, o Ensino Agir realizou o Congresso Envelhecimento Saudável no auditório do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer). O evento reuniu profissionais da saúde, gestores, autoridades e especialistas de diversas áreas em torno de um tema cada vez mais urgente, que é o cuidado e a promoção da saúde da população idosa. 

Com o apoio institucional da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, o congresso aconteceu em formato híbrido, permitindo participação tanto presencial quanto online. A abertura contou com a presença da Gerente de Atenção aos Ciclos de Vida da Secretaria Municipal de Saúde, Kelcy Anne Santana e Silva, da Coordenadora Geral dos Ciclos de Vida da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, Amanda Carolina da Silva Faria, do Deputado Estadual, Virmondes Cruvinel, da vereadora de Goiânia, Rose Cruvinel, além de representantes da Agir. 

Os superintendentes da Agir reforçaram a relevância do evento, enfatizando o avanço da educação continuada na instituição. “Este evento tem um significado maior. A Agir tem, desde sua fundação, um braço de ensino que vem tomando força ao longo dos anos e hoje temos feito várias atividades de educação continuada”, destacou o superintendente de Relações Institucionais, Sérgio Daher. 

O superintendente executivo da Agir, Lucas Paula da Silva, destacou a importância do tema central abordado ao longo do dia. “Nós vivemos um momento em que há um aumento significativo, e felizmente, da longevidade da população no Brasil e no mundo, e se esse processo não for acompanhado por políticas públicas, práticas e inovações adequadas, ele pode se traduzir em uma sobrecarga para o sistema de saúde, família e para a própria qualidade de vida da nossa população”, ressaltou Lucas. 

Centenas de pessoas acompanharam a programação, que trouxe uma agenda diversificada com palestras, conferências e talks com nomes de referência no Brasil e no exterior. A mesa-redonda inicial abordou políticas públicas para um envelhecimento ativo e saudável, com participação de Tauanna Larissa Teixeira de Aguiar e Priscilla Lima, sob mediação de Mônica Ribeiro Costa. O abandono familiar foi um dos temas abordados na conversa. 

Na sequência, o talk "A revolução da longevidade e a economia prateada", conduzido por Uliana Medeiros dos Santos, trouxe dados e reflexões sobre o envelhecimento na sociedade atual. Uliana ressaltou a importância de garantir acessibilidade às pessoas idosas, inclusive na comunicação e nas ações dos setores de marketing. Outro momento de destaque da manhã foi a conferência com Cristhiano Holanda, que apresentou as perspectivas de evolução nas áreas de geriatria e gerontologia, reforçando a importância da atualização científica e da formação contínua dos profissionais de saúde. 

No período da tarde, a programação continuou com uma nova mesa-redonda sobre a interdisciplinaridade no cuidado entre gerações, com a participação do Dr. Fernando, Dra. Maria Inês, Dra. Ana Paula e Dra. Marina. Também foram realizados talks sobre modelos assistenciais voltados para a atenção à pessoa idosa, com a participação da palestrante Elisa Franco. O encerramento ficou por conta da conferência internacional do professor António Fonseca, que discutiu o impacto do envelhecimento na saúde global e instigou reflexões sobre os desafios e responsabilidades compartilhadas diante da longevidade populacional. 



IMG_0441.jpg
IMG_9858.jpg
IMG_9563.jpg
IMG_9810.jpg
IMG_9716.jpg
IMG_9582.jpg
IMG_9924.jpg
IMG_9751.jpg