Superintendência de Gestão e Planejamento apresenta Ensino Agir e iniciativas de formação à Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde
O Superintendente de Gestão e Planejamento da Agir, Dante Garcia, cumpriu agenda em Brasília nesta semana na Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, onde foi recebido pela Diretora de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde, Evellin Bezerra, e pela assessora técnica do Gabinete do Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço de Oliveira.
Durante a reunião, Dante apresentou o Ensino Agir, frente educacional da Agir, destacando o compromisso com a formação da força de trabalho do SUS, o fortalecimento da educação permanente em saúde e o desenvolvimento de programas de residência, cursos de pós-graduação e ações formativas customizadas para os desafios das redes públicas de saúde.
Com essa agenda, “a Agir reafirma seu compromisso em apoiar as estratégias do Governo Federal por meio da educação, com iniciativas que promovem qualidade, inovação e desenvolvimento humano nas redes de saúde do Brasil”, ressalta Dante.
Durante a visita institucional foi reforçada a importância de o Governo Federal conhecer e dialogar com os braços operacionais e as entidades do terceiro setor que contribuem diariamente para a consolidação do SUS em diversas regiões do país, a exemplo do trabalho realizado pela Agir em diversos municípios e Estados do país.
A diretora Evellin Bezerra reconheceu as linhas prioritárias de atuação da Agir em educação e gestão do trabalho em saúde, e destacou a potência do trabalho que vem sendo desenvolvido no fortalecimento da saúde pública.
Na mesma data, Dante Garcia também participou da coletiva de lançamento do Programa “Agora Tem Especialistas”, conduzida pelo Ministério da Saúde. A iniciativa visa reduzir o tempo de espera por atendimentos especializados no SUS, com ações como mutirões, carretas da saúde, telessaúde e aquisição de transporte sanitário.
Durante o lançamento, foi reforçada a relevância das parcerias com o setor privado e filantrópico na ampliação do acesso aos serviços e na formação dos profissionais. Nesse contexto, a apresentação do Ensino Agir à Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde se soma ao movimento nacional de fortalecimento da educação em saúde e valorização da força de trabalho do SUS.