Terapeuta ocupacional do Crer realiza visita técnica nos EUA em centros especializados no atendimento a pessoas com TEA
O terapeuta ocupacional e tutor da residência em Terapia Ocupacional do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer, Israel da Silva Arantes, realizou uma visita técnica a centros de referência no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), na Flórida, Estados Unidos.
Durante dois dias de imersão, Israel conheceu de perto a atuação do Center of Excellence for Autism Treatment, em Jupiter, e da clínica Aba Star Therapy, ambas reconhecidas pela excelência nas abordagens terapêuticas e pelo foco na Análise do Comportamento Aplicada (ABA).
Segundo o profissional, a experiência confirmou a qualidade do serviço prestado pela instituição goiana. “As abordagens são semelhantes. Algumas terapias aplicadas lá, como equoterapia, cãoterapia e esportes adaptados, também estão disponíveis no Crer”, destacou.
Israel também observou o suporte oferecido às famílias. “Há um prédio específico para treinar pais e cuidadores, com supervisões práticas. A diferença que percebo está menos na estrutura institucional e mais na disponibilidade social desses familiares para acompanhar o tratamento diariamente”, pontuou.
Outro ponto marcante foi o rigor metodológico adotado pelas equipes. “Eles seguem com precisão os planos terapêuticos. Nós, brasileiros, tendemos a ser mais flexíveis. Observar essa disciplina me fez refletir sobre a importância do planejamento e da constância no cuidado”, explicou.
Para o terapeuta, a visita internacional reforça que o Crer está no caminho certo. “Voltei com a certeza de que fazemos um trabalho de excelência e com ainda mais disposição para evoluir e oferecer o melhor às pessoas com TEA”, finalizou.
.jpeg)