Rede Teia Agir amplia atuação e inaugura o primeiro Caic TEA do Amazonas
Nova unidade oferece atendimento gratuito e personalizado, fortalecendo a rede de atenção à pessoa com deficiência
Com a presença de aproximadamente mil pessoas, entre familiares, profissionais da saúde, representantes da sociedade civil e autoridades, foi inaugurado nesta segunda-feira (28/07) o primeiro Centro de Atenção Integral à Criança com Transtorno do Espectro Autista (Caic TEA) da rede pública estadual do Amazonas. A iniciativa é resultado da parceria entre a Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir Saúde) e o Governo do Estado.
Localizada no Caic José Contente, no bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus, a nova unidade integra a Rede Teia Agir, modelo pioneiro no país de clínicas públicas com atendimento gratuito, personalizado e multiprofissional voltado ao público com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esta é a oitava unidade da Rede, que já atua em Goiás e São Paulo. “O que nós estamos entregando para os pais hoje é esperança e comprometimento, não só para as mães de agora, mas estamos preparando uma estrutura para as futuras gerações. É a primeira vez que o Governo do Estado toma uma iniciativa tão significativa e consistente”, afirmou o governador do Amazonas, Wilson Lima.
O Caic TEA José Contente atende crianças de até 11 anos e foi cuidadosamente estruturado para oferecer acolhimento, cuidado integral, ciência aplicada e tratamento com uma equipe multiprofissional. A proposta é garantir mais qualidade de vida às crianças autistas e às suas famílias.
“Essa é uma grande unidade de referência que está implantada com as mais recentes tecnologias. É um modelo que alia ciência, acolhimento e propósito social. Nosso compromisso é garantir acesso a um atendimento digno, qualificado e transformador”, destacou o superintendente executivo da Agir, Lucas Paula da Silva.
A cerimônia de inauguração contou com a participação do governador Wilson Lima; da secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud; parlamentares; superintendentes e diretores da Agir; além de representantes da sociedade civil e de famílias beneficiadas pela iniciativa.
Segundo a diretora da Rede Teia Agir, Daniele Jacques, o atendimento na unidade se inicia pela equipe médica e segue com a construção de um Plano Terapêutico Individualizado (PTI).
“A partir desse plano terapêutico próprio, pensado de forma única para promover o melhor desenvolvimento possível, a criança será acompanhada conforme suas necessidades específicas. Essa é uma unidade completa, com profissionais especializados e estrutura diferenciada, como a fonte sensorial, a primeira do tipo voltada ao público com TEA”, explicou.
Estrutura especializada
Entre os diferenciais do Caic TEA estão a Sala Sensorial Multimodal, equipada com estímulos controlados de luz, som e texturas para promover a regulação emocional e a integração sensorial, e o Parque Molhado, um espaço ao ar livre com jatos d’água que estimula o desenvolvimento motor, sensorial e social em ambiente lúdico.
A unidade também dispõe de uma área de estimulação psicomotora, com brinquedos adaptados e piso emborrachado, e salas lúdicas com ambientação acolhedora, voltadas para atividades que favorecem o vínculo, o desenvolvimento da autonomia e o aprendizado.
A dona de casa Rebeca Rodrigues, 27 anos, mãe do pequeno Arthur, de 5 anos, expressou a emoção ao visitar o espaço: “Está tudo transformado, muito acolhedor e pensado em cada detalhe para nossas crianças. Essa inauguração representa a realização de uma luta por reconhecimento e atendimento de qualidade às famílias como a minha, que são atípicas”, afirmou.
Terapia baseada em evidências
Todas as abordagens utilizadas na unidade seguem os princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), considerada uma das metodologias mais eficazes no acompanhamento de pessoas com TEA, com respaldo científico e reconhecimento internacional.
O objetivo é que o Caic TEA se consolide como um espaço de referência, acolhimento, inclusão e formação, promovendo o acesso equitativo à saúde pública com respeito à diversidade.
Expansão da Rede Teia Agir
Com a inauguração do Caic José Contente, a Rede Teia Agir passa a contar com oito unidades distribuídas no país: cinco em Goiás, duas em São Paulo e, agora, a primeira na região Norte. A chegada da Rede ao Amazonas representa um avanço na oferta de serviços gratuitos pelo SUS e de excelência voltados à infância, consolidando o compromisso da Agir com a equidade, a inovação e o cuidado integral à saúde.



















