Policlínica Cone Sul, unidade do Hospital Regional de Dourados, inicia os atendimento à população do Mato Grosso do Sul
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, deu início nesta segunda-feira (29) ao funcionamento da Policlínica Cone Sul, primeira etapa em operação do Hospital Regional de Dourados (HRD) “Olga Castoldi Parizotto”, localizado às margens da BR-463. A unidade, gerida pela Associação de Gestão, inovação e Resultados em Saúde (Agir), representa um marco para a saúde pública no interior do estado e integra a estratégia de regionalização da assistência, aproximando os serviços especializados da população do Cone Sul.
Composta pelo Centro de Diagnóstico e pelo Centro de Especialidades Médicas, a Policlínica Cone Sul começa os trabalhos oferecendo consultas ambulatoriais e exames de média e alta complexidade, ampliando o acesso e diminuindo a necessidade de deslocamento de pacientes. Para a Diretora Geral do Hospital Regional de Dourados, Andréia Alcântara, esse é um marco histórico para a saúde do Mato Grosso do Sul. "A Policlínica Cone Sul será um lugar de atendimento humanizado e de excelência para acolher e cuidar de quem mais importa: o paciente", afirmou Andréia.
De acordo com o Contrato de Gestão firmado entre a Agir e a Secretaria de Estado da Saúde, o Hospital Regional de Dourados tem capacidade para realizar cerca de 6.900 consultas e exames de apoio diagnóstico por mês, considerando as três unidades que o compõem. A Policlínica Cone Sul fará parte desse montante, iniciando suas atividades de forma escalonada, desafogando a demanda reprimida e garantindo atendimento resolutivo.
Além de suporte à população de Dourados, a Policlínica Cone Sul terá papel estratégico no atendimento de municípios vizinhos, que hoje precisam recorrer à capital para consultas especializadas e exames de maior complexidade. Essa descentralização vai tornar a rede de saúde mais eficiente e aproximar os serviços da realidade de milhares de famílias do interior.