Crer promove curso de equideocultura e manejo de cavalos para equipe da Equoterapia
Nos dias 16 e 17 de outubro, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) promoveu o curso de Equideocultura e Manejo de Cavalos, voltado para os profissionais da equipe de equoterapia da unidade de saúde do Governo de Goiás. Ministrada pelo médico veterinário do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), João Godoi, a capacitação aconteceu no picadeiro da equoterapia e contou com a participação de 13 colaboradores, que puderam aprimorar conhecimentos sobre cuidados, comportamento e bem-estar dos animais utilizados nas atividades terapêuticas.
Para a fonoaudióloga do Crer, Maira Gouvêa, a experiência foi enriquecedora em vários aspectos: “Participar do curso de equideocultura foi uma experiência incrível, que agrega muito, tanto pessoal, quanto profissionalmente. Trabalhamos com cavalos todos os dias na equoterapia, então aprender mais sobre manejo, comportamento e bem-estar dos animais faz toda a diferença no nosso trabalho. Tem sido uma troca muito boa com outros profissionais e uma oportunidade de crescimento e segurança, que reflete diretamente na qualidade dos atendimentos aos nossos praticantes”, destaca.
A supervisora multiprofissional de terapias de apoio do Crer, Karla Mendonça, ressaltou a importância da capacitação contínua da equipe: “O curso contribui diretamente para o fortalecimento das práticas de equoterapia, pois quanto mais conhecimento e preparo nossos profissionais têm, melhor é a qualidade do cuidado oferecido aos praticantes, quanto aos cavalos. Esse aprendizado conjunto reforça nosso compromisso com a segurança, a ética e o aprimoramento constante das terapias assistidas por cavalos”, afirma.
Com iniciativas como esta, o Crer reafirma sua missão de promover a reabilitação integral por meio da ciência, da educação e das práticas integrativas em saúde, fortalecendo o compromisso com a qualidade, a inovação e o cuidado humanizado ofertado ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).



