Agir participa de agenda na Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, sobre certificação de hospitais de ensino do Ministério da Saúde
O Diretor de Ensino e Desenvolvimento da Agir, J. Antônio Cirino, participou nesta quarta-feira, 05 de novembro, de uma importante agenda institucional no Ministério da Saúde, em Brasília, na Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES). O encontro teve como foco o alinhamento técnico referente à certificação de hospitais de ensino, incluindo a análise da nova portaria ministerial e do manual atualizado que regulamenta o processo.
A reunião teve como objetivo esclarecer pontos essenciais da portaria e garantir alinhamento às ações que estão sendo estruturadas pela Agir para as unidades administradas que buscam a certificação como hospitais de ensino.A iniciativa reforça o compromisso da instituição com o fortalecimento da integração ensino-serviço, a qualificação da formação de profissionais para o SUS e o desenvolvimento de ambientes de prática acadêmica e científica de excelência.
O diálogo contou com a participação de Renata Ferreira, consultora técnica da SGESC/DEGES/SGTES; Adernanda Guimarães, assessora de gabinete da SGTES; Priscilla Souza, coordenadora-geral de Residências em Saúde do Ministério da Saúde; e Jerzey Timóteo, secretário-adjunto da SGTES.
Durante o encontro, foram discutidos fluxos, diretrizes e responsabilidades das instituições, bem como aspectos práticos da implementação das exigências previstas na nova regulamentação.
Segundo J. Antônio Cirino, a agenda reforça o papel estratégico da Agir na formação e capacitação de profissionais de saúde e no fortalecimento das políticas públicas de ensino e pesquisa. “A certificação de hospitais de ensino é um passo fundamental para consolidar ambientes de cuidado e aprendizagem dentro do SUS.
Este diálogo técnico com o Ministério da Saúde garante clareza e alinhamento, permitindo que nossas unidades avancem com segurança e contribuam cada vez mais para a formação qualificada de profissionais de saúde”, destacou.
A Agir segue empenhada em ampliar oportunidades de formação, pesquisa e inovação, fortalecendo sua atuação no desenvolvimento das competências essenciais para o futuro da saúde pública brasileira.
