Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

CHS


Hospital 28 de Agosto comemora 40 anos de história, transformações e dedicação à vida no Amazonas


2 de janeiro de 2026
Créditos: Lia Cardoso
Fotos: Lia Cardoso/ CHS, Secom-AM e Arquivo



 

Nesta sexta-feira (02/01), o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, que faz parte do Complexo Hospitalar Sul (CHS), celebra 40 anos de funcionamento. Ao longo de quatro décadas, a unidade consolidou-se como uma das principais referências em urgência e emergência do Amazonas, acompanhando as transformações da saúde pública estadual e fazendo parte da história de milhares de famílias amazonenses.

 

Criado na década de 1980 para atender à crescente demanda da capital, o HPS teve as obras concluídas em 1986, no “Dia da Anistia”, e teve como primeiro diretor o médico João Lúcio Pereira Machado. Desde então, o hospital tornou-se símbolo de acolhimento, resistência e compromisso com a vida, atravessando diferentes fases da saúde pública do Estado.

 

Localizado na avenida Mário Ypiranga, bairro Adrianópolis, a unidade é o pronto-socorro mais antigo em atividade em Manaus. Atualmente, a unidade realiza, em média, 9,9 mil atendimentos por mês, sendo uma porta de entrada essencial para casos de média e alta complexidade.

Memórias vivas

Entre as histórias que ajudam a construir a trajetória do hospital está a da servidora pública Ieda César, que há 40 anos dedica a vida profissional ao hospital, acompanhando de perto as mudanças.

“Lembro da inauguração, com a presença do então governador Gilberto Mestrinho, e da felicidade que senti ao ser aprovada no processo e me tornar servidora pública. Ao longo desses 40 anos, aprendi muito neste lugar. Estou próxima da aposentadoria, mas com o coração apertado, porque o 28 faz parte da minha história. Sou muito grata por tudo o que vivi e por todo o amor que esse hospital me deu”, emocionou-se.

Assim como a secretária administrativa do CHS, Ieda César, o coordenador de Enfermagem de Urgência e Emergência do CHS, Jorge Fecury, também vivenciou de perto as transformações da unidade. Para ele, o hospital vive hoje um momento de integração e fortalecimento da assistência.

“O 28 hoje funciona de forma integrada, o que facilita o acesso e melhora a qualidade do atendimento. A população já percebe essa evolução. Estamos em um processo contínuo de transformação, com ampliação da estrutura, inauguração de novos andares e reformas. É um momento único para a saúde, marcado por mudanças necessárias que vêm trazendo resultados positivos”, destacou.

Jorge iniciou a trajetória na unidade ainda jovem, como agente administrativo, e construiu uma carreira marcada pelo comprometimento profissional e pelo vínculo afetivo com a unidade, onde hoje atua como gestor.

“Aqui é a minha segunda casa. Entrei aos 22 anos e estou completando 40 anos de trabalho. Vivi momentos históricos, desde a inauguração até essa nova fase de transformação. É gratificante fazer parte dessas mudanças e continuar contribuindo para a melhoria do serviço. Estou prestes a me aposentar, mas não me vejo fora do 28. É uma relação de muito amor e aprendizado”, ressaltou.

Um dos relatos que evidenciam as transformações do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto é o do paciente Sérgio Lemos, de 61 anos, que realiza tratamento de hemodiálise na unidade. Para ele, a evolução do hospital é visível.

“Eu vi de perto tudo o que mudou aqui. A estrutura, o atendimento e a forma como somos tratados hoje são completamente diferentes. Dá para perceber o cuidado e o respeito com o paciente”, afirmou. 

A filha, Eiryane Lemos, que o acompanha durante o tratamento, também destacou a qualidade da assistência. “O atendimento é humanizado, com acolhimento da equipe e atenção à família, o que traz mais segurança e tranquilidade para quem vive uma rotina tão delicada”, ressaltou.

História que segue sendo construída

No último ano, o hospital iniciou uma nova fase com o modelo de gestão da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), em parceria com o Governo do Amazonas.

Entre os avanços estão a entrega da primeira ressonância magnética com funcionamento 24 horas da rede estadual; a implantação do Fast Track, que reorganiza o fluxo de pacientes; e a inauguração das Unidades de Internação dos 4º e 5º andares, que somam 83 leitos, com estrutura moderna e tecnologias à beira-leito para o acompanhamento, em tempo real, de todo o processo assistencial.

 As ações também incluem a reativação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e a implantação de uma nova sala de hemodiálise, dedicada ao tratamento de pacientes renais crônicos internados ou que realizam o procedimento na unidade. Além disso, estão em construção a Policlínica e o Hospital Dia, com quase 300 metros quadrados, e uma nova área de decisão clínica.

Ao completar 40 anos, o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto reafirma o seu papel como patrimônio da saúde pública do Amazonas. Entre memórias, desafios e conquistas, a unidade segue em constante transformação, mantendo o compromisso com a vida.



SECOM AM 5 (1).jpeg
SECOM AM (1).jpeg
SECOM 6 (1).jpg