Clínica Teia Agir recebe visita de Gracinha Caiado.
Ontem (15/04) a Clínica Teia Agir recebeu a visita da primeira-dama do Estado de Goiás, Gracinha Caiado. O objetivo do encontro foi apresentar a clínica à primeira-dama, cujo engajamento em projetos e ações sociais tem sido referência em todo o Estado ao longo de sua trajetória.
A clínica, que teve seu projeto de implantação desde o final do último ano, é voltada ao atendimento precoce de crianças com autismo de 1 a 6 anos de idade, evidenciando a assistência multiprofissional, treinamento de familiares e habilitação de profissionais que desejam contribuir com a melhoria da qualidade de vida e funcionalidade das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Acompanhando a visita, o Superintendente Executivo da Agir, Lucas Paula da Silva, expôs seu agradecimento por esse momento tão importante. “Estamos muito felizes com a visita da nossa primeira-dama, sendo uma oportunidade para podermos mostrar o trabalho desenvolvido aqui, a qualidade do serviço e a determinação de toda equipe Agir em cumprir com nosso desejo em oferecer atendimento 100% gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica.
Para o diretor da unidade, Eliezer Rangel, o trabalho do Teia tem sido reforçado com o atendimento desde a base do diagnóstico, possibilitando uma maior autonomia da criança em um acompanhamento de médio e longo prazo. “Estamos vivenciando uma importante conscientização social, o movimento que envolve o autismo tem se destacado e ganhado força na sociedade. Por isso, nós acreditamos que todo esse trabalho assistencial e terapêutico ajudará de forma exponencial milhares de crianças e famílias que dependem do SUS para um tratamento de qualidade”, acrescenta.
Atualmente, a Clínica Teia atende mensalmente aproximadamente 21 crianças, pretendendo encerrar o semestre dobrando esse número e em breve alcançar a meta de 120 atendimentos mensais. Espera-se que o atendimento totalmente gratuito pelo SUS possa gerar um alívio financeiro aos pais, considerando que os gastos mensais com a assistência paga à essas crianças possam variar entre 5 e 10 mil reais.
Durante a visita, Gracinha Caiado reencontrou Antônio, a segunda criança atendida pelo Teia desde sua abertura e com quem já possuía há algum tempo familiaridade com sua jornada. “Eu tive acesso ao autismo inicialmente com dois sobrinhos que já haviam sido diagnosticados, e mais recentemente com o Antônio, que atualmente o considero como um netinho. Imagino que seja a vida me conduzindo a ter um olhar de cuidado com essas crianças”, ressalta.
Gracinha Caiado ficou surpresa com a estrutura e com o trabalho que tem sido realizado no local. “Estou encantada com a clínica, é linda, humanizada e com tudo que uma criança autista precisa, especialmente o cuidado e acolhimento que a Agir proporciona. A clínica Teia tem todo meu apoio e parceria, principalmente após essa minha visita, pois consegui ver o excelente trabalho que estão realizando. Tenho certeza que irão proporcionar uma maior independência para nossas crianças e conforto e segurança às famílias, parabéns!” conclui.
Ao final da visita, Gracinha Caiado foi presenteada com um quadro produzido pelo artista Augusto Mangussi, diagnosticado com autismo ainda bebê e hoje, aos 13 anos de idade, encontrou na pintura uma forma de contornar as dificuldades e expressar sua sensibilidade.
A Agir reforça seu propósito com a sociedade, que é cuidar de vidas, oferecendo um serviço de excelência em saúde e garantindo máxima qualidade de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).





