Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Rede Teia Agir


Carnaval inclusivo: Caics TEA promovem atividades adaptadas para crianças com autismo em Manaus


13 de fevereiro de 2026
Créditos: Lia Cardoso
Fotos: Lia Cardoso



Nesta semana, os Centros de Atenção Integral à Criança com Transtorno do Espectro Autista (Caics TEA) realizaram uma programação especial de Carnaval com atividades adaptadas, reforçando o compromisso das unidades com a inclusão e o cuidado especializado. A iniciativa proporcionou às crianças atendidas uma vivência segura e acolhedora durante o período festivo, respeitando as necessidades individuais.

A programação reuniu oficinas temáticas, atividades lúdicas e momentos de socialização cuidadosamente planejados pelasequipes multiprofissionais.

Todas as ações foram estruturadas com estratégias voltadas à regulação sensorial, como controle do volume das músicas, organização dos ambientes e utilização de adereços confortáveis, garantindo maior previsibilidade e bem-estar aos pacientes.

De acordo com o assistente terapêutico de psicologia do Caic TEA José Contente, Lucas Araújo, o planejamento considerou os diferentes níveis de suporte das crianças atendidas nas unidades.

“Nosso intuito é inserir, não excluir. Organizamos atividades como a confecção de máscaras e adereços, bailinho de Carnaval e vivências na área externa da unidade, todas voltadas ao estímulo da percepção sensorial. A partir dessas experiências, conseguimos trabalhar habilidades fundamentais de maneira respeitosa e individualizada”, destacou.

Para as famílias, a iniciativa representa um avanço na promoção de experiências acessíveis e na ampliação dos espaços de convivência. Mãe do paciente Lorenzo Lima, de suporte 2, Kelly Lima ressaltou a importância do momento para o filho.

“Eu achei muito bonito, porque eles nem sempre têm essa adaptação para festejar, já que muitas vezes não se sentem confortáveis com som. Aqui é diferente. O Lorenzo fez questão de vir fantasiado e, quando chega, entra satisfeito, brinca e interage. Existe um estímulo muito positivo. Depois das terapias, ele conta o que viveu, fala das brincadeiras, e isso é maravilhoso”, afirmou.

A ação é desenvolvida pela Rede Teia Agir, responsável pela execução dos atendimentos nas unidades de Manaus.