Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

HECAD


Hecad fortalece Cultura de Segurança do Paciente com treinamento para equipes assistenciais


20 de fevereiro de 2026
Créditos: Fabiana Rodrigues
Fotos: Fabiana Rodrigues



Capacitação destaca a importância da notificação de incidentes e do compromisso coletivo com o cuidado seguro

O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), por meio do setor de Gerência da Qualidade, realizou esta semana o treinamento de “Cultura de Segurança e Notificação de Incidentes” com equipes assistenciais da unidade, como um dos pilares fundamentais para a qualidade assistencial e o cuidado seguro dentro da unidade. A iniciativa integra as ações permanentes de fortalecimento institucional e engajamento das equipes multiprofissionais.

Durante as orientações, foi destacado que cada profissional desempenha papel essencial na consolidação dessa cultura. O comprometimento com a segurança do paciente deve estar presente em todas as rotinas, desde os procedimentos mais simples até as atividades de maior complexidade. Reconhecer a natureza de alto risco das atividades realizadas no ambiente hospitalar é fundamental para prevenir incidentes e minimizar danos.

Para a analista da qualidade, Gabriela Braga, o treinamento representa um passo fundamental no fortalecimento das práticas seguras dentro da instituição. “O treinamento de Cultura de Segurança e Notificação de Incidentes é essencial para promover um ambiente de trabalho mais seguro, transparente e responsável. Quando notificamos um incidente, não estamos apenas registrando uma ocorrência, mas contribuindo para reduzir a probabilidade de novos riscos e possibilitando a revisão e o aprimoramento dos nossos processos. Isso reflete diretamente na garantia de um cuidado cada vez mais seguro aos nossos pacientes”, destacou.

A consolidação de uma cultura sólida de segurança contribui diretamente para a redução de riscos, para a melhoria dos resultados assistenciais e para a garantia de um cuidado cada vez mais seguro às crianças e adolescentes atendidos pela unidade.



IMG_1410.JPG
IMG_1275.JPG
IMG_1263.JPG
IMG_1255.JPG
IMG_1252.JPG