Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Crer


Lesão medular é tema de Reunião Científica Multiprofissional do CRER


11 de março de 2021



Os encontros funcionam como mesas redondas e ocorrerão semanalmente durante todo o ano. A cada mês, novos temas serão abordados.


O CRER, uma unidade da SES, promove o cuidado assistencial baseado em evidências, ou seja, todo trabalho realizado implica em rigorosa investigação científica, resultando em contínuas melhorias na qualidade da assistência ofertada aos usuários. Diante disso, a supervisão de Ensino e Pesquisa do CRER tem promovido reuniões para a discussão aprofundada e interdisciplinar de temas concernentes ao cuidado exercido na unidade.

Com duas sessões de discussões, o tema que deu início ao ciclo do mês de março foi a lesão medular. Na manhã desta quarta-feira, 10/03, profissionais do CRER reuniram-se para discutir de maneira integrada  sobre os “aspectos da reabilitação funcional da fase aguda à crônica na lesão medular”. Profissionais da medicina, da fisioterapia,  da terapia ocupacional, da enfermagem, da odontologia e da fonoaudiologia dedicaram-se a levantar dados e metodologias referenciadas na promoção do resgate das habilidades e da qualidade de vida da pessoa com lesão medular.

O cirurgião dentista, Igor Almeida de Meneses, compôs a mesa e apresentou dados sobre abordagens integradas no cuidado do paciente acometido por lesão medular. Ele  ressaltou a importância da interdisciplinaridade no cuidado: “Um dos perfis do CRER é investir em formação continuada dos profissionais. Isso mostra que a instituição está preocupada em sempre evoluir. A vida é multi, é plural, assim o cuidado exercido também tem de sê-lo. É uma grande satisfação poder trazer as abordagens e pesquisas odontológicas e somar no trabalho multiprofissional que já realizamos no hospital”, diz o odontólogo.

A terapeuta ocupacional, Michele Rosa Amorim, explica sobre os aspectos emocionais da pessoa que sofre uma lesão como esta, e como o trabalho integrado entre profissionais de diferentes áreas pode contribuir para readaptação. “A lesão medular é uma ruptura no cotidiano da pessoa. Nós temos de ensiná-la a lidar com as dificuldades encontradas no dia a dia, replicar essas situações e adaptá-las a uma nova condição de vida. É preciso resgatar a autonomia delas e promover o resgate das capacidades”, explica a profissional.

Fortalecimento de laços

O reforço da competência institucional em exercer o cuidado baseado em evidências é reconhecido interna e externamente à instituição.
A tutora do Serviço de Ensino e Pesquisa, a psicóloga Cristiane Soto Machado, pontua que encontros como este possibilitam uma aproximação estratégica entre profissionais do corpo clínico e os demais profissionais da unidade. Para ela, há, ainda, a valorização da experiência adquirida em anos de dedicação ao cuidado da pessoa com deficiência e da constante atualização destes profissionais.

A supervisora de Ensino e Pesquisa do CRER, Fernanda Miranda de Oliveira, ressalta que essa reunião visa garantir aos participantes melhorar seus conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos. “Estes encontros entre o corpo clínico e os profissionais de saúde têm como principal objetivo mantê-los atualizados sobre informações clínicas, pesquisas, inovações e produção científica nas diversas áreas. Além disso, as reuniões promovem o envolvimento de toda a equipe na troca de informações e experiências durante a apresentação e discussão de casos clínicos”, finaliza a supervisora.

Serviço:
O quê: Reuniões científicas periódicas com diversos profissionais do CRER;
Quando: Todas as quartas-feiras, no auditório Valéria Perillo;
A participação é livre e não há necessidade de inscrição prévia.
Limita-se o acesso à quantidade física do ambiente, respeitando-se, claro, o distanciamento social.