Meditação Guiada no CRER promove bem estar aos profissionais da saúde
Saber controlar o estresse e as emoções não positivas é tarefa muito desafiadora, não é mesmo? Imagine obter ferramentas para conduzir as nossas emoções e ser capaz de propor soluções criativas e eficazes? Conhecer a si mesmo pode ser o meio para alcançar mais saúde, disposição e bem estar.
O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo, uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, cuida dos profissionais da saúde e oferece a estes ferramentas para a promoção do autoconhecimento por meio de técnicas muito específicas.
O hospital tem multiplicado a campanha Respeito Gera Respeito com as equipes e a ginástica laboral, já realizada em parceria com o Serviço Social da Indústria, SESI-GO, teve um toque especial em todo mês de fevereiro. Durante esses momentos, os profissionais foram convidados a participar de meditações guiadas, exercícios respiratórios e momentos de partilha.
A gerente de Recursos Humanos da unidade de saúde, Juliana Xavier Santos, ressalta os benefícios da prática e como podem colaborar na vida profissional das pessoas. “Para o ambiente laboral, a prática da meditação favorece o aumento da produtividade, da concentração e da criatividade, ao tempo que reduz o estresse, a ansiedade e o tempo para execução das rotinas de trabalho. Claro, que tudo isso é alcançado na constância, na prática diária. Permanecer em silêncio, buscando a ausência de pensamentos, por 5, 15 ou 30 minutos, no começo, pode parecer uma eternidade ou até impossível, mas é a persistência que fará toda diferença”, explica a gerente.
Alianças para o bem estar
Feche os olhos, sinta o ambiente, se distancie dos sons externos e as projeções… medite e busque um tempo de ‘respiro’ durante o dia.
A Jornada do Autoconhecimento é um fazer cotidiano, exige compromisso consigo mesmo, mas não precisa ser solitário. Juliana explica que há técnicas, profissionais especializados e muitos caminhos para promoção da saúde emocional e, para aqueles que conseguem dedicar o olhar para si, os benefícios são incontáveis.
“A prática da meditação é uma das ferramentas para se buscar o autoconhecimento, algo tão necessário para todos nós, principalmente em um cenário pandêmico como estamos vivendo. Se conhecer profundamente, conhecer suas forças, suas fraquezas, seus limites, possibilita a tomada de decisões sobre, por exemplo, partir ou ficar, enfrentar ou esquecer, rir ou chorar. Decisões aparentemente simples, porém, com reflexos profundos em nossa jornada terrena”, finaliza a profissional.