Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Crer


Planejamento Estratégico do CRER: O futuro se faz hoje!


18 de fevereiro de 2021



Desenvolver competências em prol da oferta de uma assistência em saúde pública de qualidade e com responsabilidade requer uma administração que se pense a longo prazo, bem como valide o repertório já alcançado por uma história de dedicação à reabilitação e à readaptação das pessoas com deficiência no Estado.

Tem sido meses de encontros produtivos no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo, uma unidade da SES-GO. Na tarefa do alinhamento do Plano Estratégico, reúnem-se Diretores, Gerentes, Supervisores e o Serviço de Planejamento (SEPLAN), com a incumbência de avaliar de que maneira é possível fortalecer e aprimorar a maneira CRER de cuidar das pessoas. Isto é, como é possível aperfeiçoar os processos e os serviços que são ofertados na unidade de saúde, analisando seu status atual e articulando estratégias para minimizar impactos e potencializar suas forças.

Alguns conceitos são essenciais para o plano estratégico, como: missão, visão, objetivos, metas, criação de planos de ação e rigoroso acompanhamento do cumprimento desses requisitos. No decorrer do planejamento, a metodologia utilizada, a SWOT, lançou luz sobre todos os setores do CRER, avaliando suas potencialidades e possibilidades de melhorias. É a ocasião de se pensar hoje a trajetória de cuidado que se buscará empreender nos próximos anos.  

Alinhado ao Planejamento Estratégico da Associação de Gestão Inovação e Resultados em Saúde, a Agir, o CRER mantém em seu horizonte o cuidado centrado na pessoa, valoriza a vida e busca fortalecer a comunidade de cuidado que agencia as práticas de assistência no universo da pessoa em reabilitação. 

 

Planejar para ir além

O planejamento é uma tarefa muito própria da vida cotidiana, tanto que, por vezes, é realizado de modo intuitivo. Quando lançamos luz sobre a gestão de uma instituição pública de saúde, que não tem um produto a vender, mas um serviço, um valor a ofertar para a população, exige-se uma conduta muito específica de gerenciamento.

O diretor Administrativo e Financeiro interino, Armando Zafalão Jr., lança luz sobre um aspecto muito singular e motivador do planejamento estratégico do CRER: “Aqui, na unidade, nós nos dedicamos a realizar um alinhamento minucioso sobre como transformar os desejos de atender mais pacientes e com a mesma qualidade em metas palpáveis e resultados contínuos. Em suma, é a materialização de um sonho coletivo organizado de modo pragmático e responsável”, assevera o diretor.