Crer realiza a VI Semana de Prevenção de Lesão por Pressão com foco na capacitação dos profissionais
Realizado entre os dias 16 e 19 de novembro, o evento capacitou mais de 180 enfermeiros e técnicos em enfermagem que atuam na assistência ao paciente internado na instituição
Em alusão ao Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão, celebrado em 20 de novembro, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer, uma unidade do Governo de Goiás, realizou a VI Semana de Prevenção de Lesão por Pressão do hospital. Com foco na equipe de enfermeiros e técnicos em enfermagem da unidade, a ação capacitou cerca de 180 profissionais que atuam na assistência ao paciente internado na instituição.
Conduzida pela Comissão de Prevenção e Cuidados com a Integridade da Pele (CPCIP) do hospital, a Semana foi realizada tendo como estratégia de ensino e capacitação a simulação realística. Desta forma, os profissionais puderam colocar em prática o conhecimento teórico repassado durante os treinamentos.
“Nosso objetivo com esse evento de capacitação é reforçar junto aos nossos profissionais as práticas de prevenção da lesão de pele, sempre com foco em uma assistência segura e sem ocorrências de eventos adversos. Para isso, sabemos que a educação continuada é o caminho para o fortalecimento das rotinas e manejos preconizados na instituição”, explicou o enfermeiro e membro da CPCIP, Marco Antônio Nogueira Magalhães.
Durante os encontros voltados ao treinamento dos profissionais, o uso da ferramenta de simulação realística chamou a atenção para o posicionamento correto do paciente no leito de internação e reforçou a importância da mudança de decúbito e da aplicação da Escala de Braden, instrumento utilizado para avaliar e identificar o risco potencial para o desenvolvimento de úlceras de pressão no paciente.
“A mudança de decúbito ainda é a medida preventiva mais eficaz para prevenir o surgimento de lesões na pele. Desta forma, nada melhor do que aprender na prática o manejo correto com o paciente além de desenvolver junto à equipe o olhar crítico e técnico para avaliar os riscos que levam a uma lesão na pele”
Popularmente conhecida como “escara”, a lesão por pressão é uma ferida que aparece na pele de pessoas que permanecem muito tempo na mesma posição, geralmente acamadas ou com mobilidade reduzida. Essas lesões ocorrem devido à pressão constante em pontos com proeminências ósseas que ficam em contato com a superfície, como, por exemplo, a cama ou a cadeira de rodas.




