Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

CRER


Crer promove Oficina de Comunicação Não Violenta para colaboradores


24 de junho de 2026
Créditos: Sofia Santiago
Fotos: Sofia Santiago



Treinamento reforçou a importância do diálogo, da escuta e do respeito na construção de ambientes de trabalho mais saudáveis

Nos dias 23 e 24 de junho, colaboradores de diferentes setores do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) participaram da Oficina de Comunicação Não Violenta, ministrada pela psicóloga do Serviço de Saúde Mental no Trabalho da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), Kiane Oliveira.

A iniciativa teve como objetivo promover reflexões sobre a importância da comunicação nas relações profissionais, destacando o cuidado, a colaboração e o respeito como elementos essenciais para fortalecer vínculos e construir ambientes de trabalho mais saudáveis e acolhedores.

Conduzida a partir da abordagem desenvolvida pelo psicólogo Marshall Rosenberg, a oficina apresentou práticas voltadas ao desenvolvimento de uma comunicação mais consciente. “Essa metodologia propõe formas mais conscientes e empáticas de se relacionar, favorecendo a escuta, o diálogo e a resolução construtiva de conflitos”, explicou Kiane Santos.

Segundo a profissional, a atividade foi estruturada de forma dinâmica e participativa, indo além da abordagem teórica. “A oficina permitiu que os colaboradores experimentassem, na prática, situações relacionadas ao cotidiano de trabalho, por meio de dinâmicas, reflexões e atividades em grupo”, afirmou.

A realização do treinamento está alinhada à implementação da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que orienta as organizações a incluírem os riscos psicossociais em seus Programas de Gerenciamento de Riscos (PGR). Para o gerente de Recursos Humanos do Crer, Tiago de Jesus Batista, a iniciativa reforça o compromisso institucional com a promoção da saúde mental e de um ambiente profissional seguro e humanizado.

“A saúde mental é uma grande preocupação em nossa instituição. Por isso, incentivamos a participação dos colaboradores em palestras e treinamentos como esse. Também disponibilizamos acompanhamento por meio do programa Dialoga Mais, da Agir”, destacou.

O Dialoga Mais é um programa de saúde mental que oferece um espaço de escuta qualificada e acolhimento terapêutico aos profissionais da Agir e das unidades gerenciadas, como o Crer. A iniciativa conta com uma equipe formada por psicólogas especialistas nas áreas clínica e da saúde, com atuação voltada à prevenção e ao cuidado emocional dos colaboradores.



_MG_6168.jpg
_MG_6144.jpg
_MG_6139.jpg
_MG_6105.jpg
_MG_6168.jpg
_MG_6144.jpg
_MG_6139.jpg
_MG_6105.jpg