Crer promove Oficina de Comunicação Não Violenta para colaboradores
Treinamento reforçou a importância do diálogo, da escuta e do respeito na construção de ambientes de trabalho mais saudáveis
Nos dias 23 e 24 de junho, colaboradores de diferentes setores do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) participaram da Oficina de Comunicação Não Violenta, ministrada pela psicóloga do Serviço de Saúde Mental no Trabalho da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), Kiane Oliveira.
A iniciativa teve como objetivo promover reflexões sobre a importância da comunicação nas relações profissionais, destacando o cuidado, a colaboração e o respeito como elementos essenciais para fortalecer vínculos e construir ambientes de trabalho mais saudáveis e acolhedores.
Conduzida a partir da abordagem desenvolvida pelo psicólogo Marshall Rosenberg, a oficina apresentou práticas voltadas ao desenvolvimento de uma comunicação mais consciente. “Essa metodologia propõe formas mais conscientes e empáticas de se relacionar, favorecendo a escuta, o diálogo e a resolução construtiva de conflitos”, explicou Kiane Santos.
Segundo a profissional, a atividade foi estruturada de forma dinâmica e participativa, indo além da abordagem teórica. “A oficina permitiu que os colaboradores experimentassem, na prática, situações relacionadas ao cotidiano de trabalho, por meio de dinâmicas, reflexões e atividades em grupo”, afirmou.
A realização do treinamento está alinhada à implementação da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que orienta as organizações a incluírem os riscos psicossociais em seus Programas de Gerenciamento de Riscos (PGR). Para o gerente de Recursos Humanos do Crer, Tiago de Jesus Batista, a iniciativa reforça o compromisso institucional com a promoção da saúde mental e de um ambiente profissional seguro e humanizado.
“A saúde mental é uma grande preocupação em nossa instituição. Por isso, incentivamos a participação dos colaboradores em palestras e treinamentos como esse. Também disponibilizamos acompanhamento por meio do programa Dialoga Mais, da Agir”, destacou.
O Dialoga Mais é um programa de saúde mental que oferece um espaço de escuta qualificada e acolhimento terapêutico aos profissionais da Agir e das unidades gerenciadas, como o Crer. A iniciativa conta com uma equipe formada por psicólogas especialistas nas áreas clínica e da saúde, com atuação voltada à prevenção e ao cuidado emocional dos colaboradores.
