Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

HEJ


Programa Nascer HEJ qualifica o acolhimento a gestantes no sudoeste goiano


22 de outubro de 2026
Créditos: Welma Oliveira
Fotos: Welma Oliveira



Programa Nascer HEJ qualifica o acolhimento a gestantes no sudoeste goiano

Ação aproxima a população da unidade hospitalar por meio de orientação qualificada, escuta ativa e cuidado humanizado

O Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ) promoveu, no dia 15 de outubro, mais uma edição do programa Nascer HEJ, voltado ao acolhimento e à orientação de grávidas e seus acompanhantes.

Conduzida por equipe multiprofissional, com enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais, a ação ofereceu informações qualificadas sobre equilíbrio emocional na gestação, tipos de nascimento, amamentação e cuidados com o recém-nascido. A programação incluiu visita à maternidade, com apresentação da estrutura e dos profissionais que prestam assistência no dia do nascimento.

Mais do que orientar, a iniciativa esclarece dúvidas e apoia a tomada de decisões. Grávida de oito meses, Kelly Santos Ribeiro destacou a mudança de perspectiva após o encontro.

"Eu não conhecia o projeto, mas gostei muito, foi bem informativo. Estava em dúvida sobre qual via seguir, mas depois das informações de hoje me interessei muito pelo parto normal", afirmou.

Um dos principais destaques foi a orientação sobre a rede de apoio garantida por lei. No HEJ, o pai tem livre acesso à maternidade e participa de todo o processo. Além dele, é assegurado o direito a um acompanhante de livre escolha durante o nascimento, o que proporciona mais conforto, segurança e tranquilidade.

Para os pais de primeira viagem Meirelle Pereira Rocha e Fernando Gaia, a ação trouxe mais tranquilidade diante da expectativa para a chegada da filha, Sofia.

"Eu não sabia desses direitos, achava que apenas o pai podia ficar e descobri que ela pode ter mais um suporte além de mim. Isso é muito importante, porque ela vai precisar de muita ajuda e carinho nesse momento", reforçou Fernando.

Segundo o supervisor de Enfermagem da Internação, Felipe Ferreira, o Nascer HEJ qualifica a assistência e valoriza o protagonismo da mulher durante toda a jornada.

Realizado mensalmente, sempre na terceira quinta-feira do mês, o programa reforça o compromisso da instituição com um atendimento seguro e centrado na paciente.



IMG_0853.JPG.webp
IMG_0841.JPG.webp
IMG_0839.jpg (1).jpeg
IMG_0837.JPG.webp
IMG_0836.JPG.webp
IMG_0830.jpg.jpeg