Segurança do paciente: Crer capacita colaboradores sobre prevenção de quedas em ambiente hospitalar
Instituição reforça protocolos do Programa Nacional de Segurança do Paciente para reduzir eventos adversos
Como parte das ações do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) promoveu, entre os dias 22 e 26 de junho, uma capacitação para reforçar a importância do cumprimento do Protocolo de Prevenção de Quedas da instituição. Ao todo, 214 colaboradores participaram do treinamento.
A iniciativa teve como objetivo fortalecer a cultura de segurança do paciente e atualizar a equipe assistencial sobre as medidas preventivas adotadas pela unidade. Entre os principais fatores que aumentam o risco de quedas em ambiente hospitalar estão doenças agudas, longos períodos de permanência no leito, uso de determinados medicamentos, necessidade frequente de ir ao banheiro e alterações temporárias do estado mental. Diante desse cenário, a capacitação contínua dos profissionais é fundamental para prevenir eventos adversos.
A presidente do NQSP e analista de qualidade, Dally Morais, destaca que a prevenção depende do compromisso de toda a equipe. "Quedas não devem ser vistas como um evento inevitável. Quando há uma cultura institucional voltada para a segurança do paciente e o registro adequado desses eventos adversos, conseguimos reduzir consideravelmente a ocorrência de acidentes", afirma.
Já a enfermeira do Crer e instrutora do treinamento, Janiquele de Queiroz, ressalta que a identificação precoce dos pacientes com maior risco é essencial para garantir um cuidado seguro. "Nossa equipe é orientada a realizar a avaliação de risco de todos os pacientes internados desde a admissão e diariamente durante a internação. Orientações também são passadas para pacientes e familiares. A partir da identificação na pulseira, no prontuário e no display do leito, garantimos uma assistência integrada, segura e de qualidade", explica.
No Crer, a segurança do paciente é um dos pilares da assistência. Por meio de protocolos padronizados e da capacitação permanente das equipes, a instituição fortalece a prevenção de riscos e promove um cuidado cada vez mais seguro e humanizado.
