Brincadeiras e afeto transformam rotina do atendimento infantil no HEJ
Brincadeiras e afeto transformam rotina do atendimento infantil no HEJ
Humanizar o cuidado também faz parte do tratamento e transforma a experiência da criança durante a internação
O ambiente hospitalar ganhou novas cores, sorrisos e um clima contagiante em celebração ao Dia das Crianças. A iniciativa foi promovida pelas equipes de Nutrição e Enfermagem do Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ), que uniram esforços para levar momentos de descontração, acolhimento e leveza às crianças internadas na pediatria e às atendidas no pronto-socorro.
A programação ocorreu nos dias 12 e 13 de outubro e contou com brincadeiras e dinâmicas recreativas preparadas para suavizar o período de recuperação e tratamento.
Para quem acompanha diariamente a evolução dos pacientes, o impacto positivo na rotina foi imediato. A técnica de enfermagem Iraci Ferreira Miranda ressaltou como a ação mudou o comportamento e a energia das crianças no setor.
“Vemos que elas ficaram bem entusiasmadas e começaram a interagir mais, a brincar e a falar sobre a experiência do evento. É algo que gosto muito de presenciar”, celebrou, destacando a importância de promover atividades como essa com frequência.
O acolhimento também refletiu diretamente nas famílias. Marcia Antônia Pereira Cesária, mãe do pequeno Adryann Gabriel Cesário, que está em tratamento na unidade há duas semanas devido a um quadro de pneumonia, expressou gratidão e reforçou o quanto a ação trouxe conforto e felicidade em meio ao momento delicado.
“Foi legal, ele gostou. Já tem uns dias que estamos aqui e estamos sendo bem atendidos”, relatou.
A ação contou com um lanche especial de cardápio festivo, servido conforme as orientações e prescrições nutricionais individuais, e ao final foi entregue um livro de pintura para cada criança.
