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Os processos da Gestão de Pessoas


28 de dezembro de 2020



Um dos principais processos de gestão de uma empresa é o capital intelectual do negócio, que se dá através das pessoas. Gestão de pessoas envolve técnicas e habilidades de motivação, retenção e capacitação dos colaboradores, buscando assim uma melhora de desempenho e consequentemente o aumento da produtividade e resultados.

A gestão de pessoas é um dos maiores desafios da maioria das empresas, pois necessita de ações assertivas e pontuais quanto ao processo de engajamento e liderança eficaz, pois sem um colaborador comprometido e a falta de bons líderes, o impacto nos resultados são gigantescos.

Para começar, a motivação é um fato determinante no alcance de objetivos da instituição, pois é ela quem move os colaboradores e, em sua falta, acarreta inúmeros prejuízos tanto de resultados quanto comportamentais. A solução é que os líderes conheçam mais sua equipe, tenham o hábito de aplicar e receber feedback e identificar possíveis causas, facilitando assim ações de estímulo e incentivo.

Estabelecer uma comunicação clara e ativa com sua equipe torna o trabalho de gerenciamento de pessoas mais dinâmico e fácil, pois quando o colaborador se sente pertencente e responsável o desenvolvimento e entrega é consequentemente maior. Juntamente com a comunicação eficaz é fundamental que o alinhamento quanto à cultura da organização seja feito, pois de nada adianta manter um excelente profissional com inúmeras habilidades se seu perfil não condiz com os valores, visão e propósito da organização.

Identificando falhas e lacunas no processo de relacionamento entre empresa e colaborador, é hora de investir no potencial e desenvolvimento de cada um. Capacitar e aperfeiçoar as ações de recursos humanos, tanto em âmbito profissional quanto pessoal, contribui para uma atuação mais promissora e proporciona satisfação e realização individual a longo prazo.

Pessoas que se sentem valorizadas, pertencentes de um propósito e motivadas trabalham com mais dedicação. Ouça na essência, identifique lacunas e busque soluções, pois uma liderança comprometida e uma gestão de pessoas com mais empatia e planejamento transforma profissionais em admiradores.