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CRER implanta Central de Transporte Interno de Paciente


10 de dezembro de 2020



Os desafios da gestão hospitalar demandam um nível crescente de ferramentas de gerenciamento e de projetos que visam a melhoria contínua dos processos e, consequentemente, do atendimento ao usuário. Baseado nisso, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER, uma unidade da SES-GO, implantou a Central de Transporte Interno de Paciente no hospital. Esta compõe o conjunto de inovações propiciadas pelo projeto de melhoria Valor para a Saúde, estruturado pela Superintendência de Gestão e Planejamento da Agir, por meio de sua Gerência Corporativa de Projetos e Inovação.

Com foco na automação e centralização do serviço de condução do paciente no hospital, a Central é fruto do trabalho da equipe de profissionais que conduzem o projeto de melhoria Valor para Saúde, que tem como objetivo a humanização da experiência do usuário no CRER. 

“O objetivo geral da Central de Transporte Interno de Paciente é redesenhar o modelo até então vigente no CRER com base nas diretrizes da Política Nacional de Humanização. Focada no acolhimento do paciente, na valorização do profissional, em uma gestão participativa e nos direitos do usuário, a Central trabalha baseada na humanização e no acolhimento ao paciente da admissão até a alta hospitalar”, explica o encarregado pelo serviço, Mário Umberto Ferreira da Silva Filho. 

O uso da tecnologia da informação em prol do gerenciamento e da qualidade do serviço prestado possibilitou que a Central remodelasse seus fluxos e estabelecesse um novo modelo de trabalho. Agora, os profissionais trabalham de forma integrada e em escalas de rodízio entre os setores.  Para o Maqueiro Wander Régis, a inovação é muito bem-vinda, porque, para ele “a necessidade dos pacientes muda, e as rotinas e processos diários também têm que mudar”, avalia.

“A ineficiência do processo de transportes pode impactar significativamente nas rotinas hospitalares e, sobretudo, na experiência do usuário na instituição. A garantia da eficiência da ação de transportar um paciente passa pelo preparo da equipe e pelo adequado planejamento das fases envolvidas nesse processo. Por isso, nossa preocupação com a centralização e automação do serviço no CRER”, detalhou o supervisor de Governança do CRER e gerente do projeto Valor para a Saúde, Daniel Paiva de Oliveira.



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