CRER promove workshop sobre reabilitação infantil
Preceptores e residentes da equipe multiprofissional reúnem-se em momento de trocas de conhecimentos
Ocasiões de encontro para discussões aprofundadas são sempre muito profícuas na trajetória profissional. Nesta sexta-feira, 04/12, os profissionais preceptores e residentes da equipe multiprofissional do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo, uma unidade da SES-GO, dedicaram-se às metodologias, às abordagens técnicas e aos desafios da reabilitação infantil.
O workshop contou com a presença de membros da equipe de Residência Multiprofissional em Saúde Funcional em Reabilitação do CRER, que suscitaram debates acerca da temática de modo tangencial à experiência do perfil de atendimento realizado no CRER. Abordaram-se temas como as técnicas da estimulação precoce, a atuação do enfermeiro na neonatologia, os testes do pezinho e da orelhinha, além das classificações das paralisias e casos clínicos mais comuns na instituição.
A residente em fonoaudiologia, Jhennifer Lopes de Lima, diz que ” neste evento aprofundamos nossos conhecimentos quanto às diversas áreas de tratamento e acompanhamentos existentes na instituição, traçando o caminho que esta criança percorre do atendimento primário até o nosso serviço de reabilitação. Desta forma, compreendemos o trabalho de cada especialidade e a necessidade de um olhar multiprofissional e integrado entre a equipe que atua com o público infantil, a fim de proporcionar um melhor atendimento e estimular ao máximo suas capacidades, aproveitando seu período de desenvolvimento”, explica.
Compromisso com a multidisciplinaridade
O alcance da temática do evento mostrou-se amplo e capaz de angariar participação de profissionais, residentes e preceptores, das mais diversas áreas assistenciais da unidade de saúde, o que, de pronto, reforçou a abordagem multiprofissional empreendida no programa de residência do CRER. O supervisor de Reabilitação Física, João Francisco Martins, destacou esta característica como um diferencial do atendimento do hospital: “o programa de residência multiprofissional desenvolvido no CRER visa integrar uma atuação multidisciplinar em que o foco é o desenvolvimento funcional do paciente. Formar profissionais com essa capacidade de trabalhar em equipe e olhar para o paciente de maneira ampla é um diferencial nessa formação, sem dúvida alguma. Em especial no processo de reabilitação infantil, essa visão do todo é fundamental para um atendimento efetivo e de qualidade, pois permite a troca de experiências e resultados entre as especialidades profissionais, o paciente e sua família”, avalia.
A supervisora de Ensino e Pesquisa da instituição, Fernanda Miranda de Oliveira, esclarece sobre a relevância de estratégias pedagógicas como esta, de workshops e debates. “O nosso objetivo é dar continuidade a estes encontros para ampliar ainda mais o debate e trazer outras temáticas, também, para fortalecer o ensino e a aprendizagem dos residentes, além de capacitar os preceptores. Dessa maneira, os profissionais poderão explanar sobre determinada temática, sempre vinculada à pessoa com deficiência, e o debate conjunto fomentará, acreditamos, melhorias contínuas nos processos de ensino e pesquisa no CRER”, explica.