As organizações devem investir no desenvolvimento de competências de seus colaboradores?
Uma pesquisa realizada pela EF Education First em parceria com a consultoria britânica do Finantial Times, Longitude, mostra que empresas que investem em seus colaboradores têm 74% mais engajamento. Trabalhar o desenvolvimento do colaborador com foco no capital humano é um dos maiores desafios das instituições modernas, onde além das habilidades técnicas é necessário trabalhar as competências comportamentais.
Inteligência emocional e positiva, adaptação, flexibilidade e saber lidar com as adversidades são habilidades indispensáveis para um profissional com foco em resultados. Em todas as etapas da educação individual são apresentadas e treinadas as habilidades técnicas exigidas no mercado, mas pouco se fala e se ensina sobre ter uma boa comunicação, lidar com conflitos, ter iniciativa, ser mais assertivo e praticar resiliência.
Fazer com que o colaborador esteja em sintonia em suas aplicações técnicas e comportamentais é o grande desafio para as instituições que querem focar em resultados satisfatórios em médio e longo prazo. Ter um público interno interdependente, capacitado e ciente do seu papel e a importância dele para a sociedade é fundamental no alcance de metas, afinal, a entrega do serviço final é de pessoa (colaborador) para pessoa (cliente).
A Agir reconhece a importância e incentiva a capacitação e desenvolvimento de seus colaboradores, contribuindo com o crescimento e evolução de conhecimento. Na primeira semana de novembro aconteceu a I Semana de Comunicação da Agir, que além de ter a proposta de entrega do projeto de Comunicação e Marketing da instituição também disponibilizou um minicurso aos colaboradores, com temas diversos para capacitação profissional, ministrados por profissionais do mercado. Com o Ensino Agir, a organização oferece cursos de formação para o público geral, facilitando e estimulando também a participação do público interno. Outras oportunidades de formação são destinadas aos profissionais do corporativo e unidades de negócio frequentemente.
Manter uma comunicação direta e aberta com seu colaborador é muito importante, pois cada um tem suas competências e aspirações, e presumir que todos têm os mesmos objetivos e expectativas é equivocado. Invista em treinamentos, desenvolva trabalhos em equipe e incentive a busca por conhecimento, pois verificar falhas e criar soluções é o primeiro passo para o sucesso de qualquer empresa.