Pesquisas do CRER recebem prêmio na Jornada Científica Integrativa da Agir
Sob o tema ‘Caminhos para a Excelência em Saúde’, o evento organizado pela Ensino Agir mobilizou profissionais do hospital, que tiveram 4 trabalhos premiados pela comissão científica
Atendendo às recomendações dos órgãos reguladores da saúde, a Jornada Científica Integrativa da AGIR ocorreu de modo remoto, e movimentou a rotina do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo, uma unidade da SES-GO. Nos três dias do evento, de 20 a 22 de outubro, os profissionais do hospital compuseram mesas de debates, palestraram e contribuíram para a democratização do acesso à pesquisa científica em saúde e em gestão.
Em reconhecimento ao empenho e à qualidade das produções submetidas pelos profissionais do CRER na Jornada, o diretor geral do hospital, Dr. Valney Luiz da Rocha, reservou uma ocasião nesta terça-feira (27/10) para parabenizar a equipe e reafirmar o compromisso institucional com a divulgação e produção científica. “É preciso reconhecer a qualidade e o esforço de cada um de vocês nesta Jornada, que denotam o compromisso do CRER com a produção científica de alto nível. É importante, também, ter sempre em vista aqueles que são a razão da nossa existência como profissionais da saúde, que são os pacientes. Ao pensar no paciente, ao se dedicar a ele, atendendo-os com sensibilidade e rigor, as premiações serão consequência de um trabalho dedicado”, aconselha o diretor.
O CRER sempre pautou seu trabalho em metodologias avalizadas pelo rigor científico. Este aspecto da cultura organizacional, de pautar suas práticas baseadas em evidências, é notadamente aferido na qualidade das produções submetidas pelos profissionais na Jornada, que contam com estímulo providencial da gestão da unidade hospitalar.
A fisioterapeuta Mônica Izabella Chagas Moreira, que é coautora o trabalho premiado na categoria e-poster “Qualidade de vida de mães de crianças com síndrome congênita do Zica Vírus a relação com aspectos sociodemográficos e clínicos”, diz-se feliz com a premiação e com o apoio institucional para a investigação rigorosa. “A maioria da minha vida profissional foi construída aqui e tudo o que eu consegui alcançar profissionalmente, minhas especializações, o mestrado, foram construídas aqui, com o apoio da instituição”, relata emocionada.
A organização da Jornada contou com o comprometimento da Comissão de Ensino, Pesquisa e Treinamento (CEPT) da instituição no planejamento de ações conjuntas com a Ensino Agir e com as demais unidades de saúde geridas pela Agir. Para a supervisora de Ensino e Pesquisa da instituição, Fernanda Miranda de Oliveira, “a Jornada Científica Integrativa da Agir foi uma ótima oportunidade para a troca de experiência em gestão e assistência em saúde. Conseguimos não só mostrar o que estamos fazendo e aprendendo aqui, no CRER, mas também conhecemos o que está sendo realizado por outras unidades da Agir, bem como em outras instituições do Brasil”, pondera.
Serviço
Confira o trabalhos premiados:
Categoria e-pôster
1º lugar: Qualidade de vida de mães de crianças com síndromes congênita do Zica Vírus: Relação com aspectos sociodemográficos e clínicos.
Autores: Thereza Cristina Rodrigues Abdalla; Mônica Izabella Chagas Moreira; Maisa Ferreira Martins; Andrea de Souza Rocha; Cejane Oliveira Martins; Gabriela Eiras Ortônimo
2º lugar: Saúde Mental de profissionais de saúde diante da COVID- 19: uma revisão sistemática.
Autores: Joyce Vânia Rodrigues; Juliana Xavier Santos
3º lugar: Perfil dos colaboradores afastados por motivo de COVID-19 em um Centro de Referência em Reabilitação.
Autores: Isabella Maria Mendes; Fernanda Miranda de Oliveira; Joyce Vânia Rodrigues; Juliana Xavier Santos
Categoria Apresentação Oral
3º lugar: Desempenho na marcha do paciente com esclerose amiotrófica.
Autores: Paulo Fernando Lobo; Paloma Nepuceno; Jaqueline Ferreira de Araújo Lobo
Os conteúdos da Jornada ficam disponíveis até o próximo dia 30 de outubro. Para ter acesso, basta utilizar o login e senha informados no momento do cadastro.






