CRER recebe vistoria da Sociedade Brasileira de Quadril
Objetivo da visita é credenciar o hospital como referência no treinamento avançado de médicos na subespecialidade de cirurgia de quadril
Comprometido com a oferta de uma assistência em saúde altamente especializada, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo, uma unidade da SES-GO, recebeu nesta quinta-feira (22/10) membros da Comissão de Educação Continuada (CEC) da Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ). A comissão busca referendar o hospital como um núcleo de formação tecnocientífica na subespecialidade de cirurgia de quadril, além de reconhecer o treinamento avançado junto à Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).
O Treinamento Avançado (TAV) em medicina do CRER tem por objetivo formar profissionais que já concluíram o programa de residência médica e que desejam especializar-se na subespecialidade de cirurgia de quadril. Os médicos em treinamento avançado exercerão atividades teóricas e práticas por um período de 12 a 24 meses e serão avalizados pelas Sociedades de referência em ortopedia. Atualmente, a equipe cirúrgica de ortopedia de quadril do CRER é composta por nove cirurgiões e realizam aproximadamente 100 cirurgias mensais.
Os médicos avaliadores da SBQ visitaram as dependências do hospital como o ambulatório, centro cirúrgico e UTI e conferiram a estrutura que o CRER oferece para os pacientes e profissionais. O Dr. Thiago Busato diz-se impressionado com a estrutura e organização do hospital, “são ótimas as impressões, sobretudo por ser um hospital 100% SUS.” Enquanto o avaliador Dr. Hilton Barros, ‘Vimos aqui uma estrutura que não é comum em hospitais públicos. Vimos um hospital acreditado ONA 3 e que demonstra a importância de uma assistência multidisciplinar na reabilitação das pessoas. Aqui há o interesse em preparar o paciente para retomar a sua vida de melhor maneira”, diz.
O Dr. Luciano Lucindo da Silva, cirurgião ortopedista do CRER, diz que há doze anos busca estruturar treinamento avançado nesta subespecialidade na unidade, e que este é o momento oportuno. “Devido ao nível de integração entre as Sociedades e seu reconhecimento nacional e internacional, o comprometimento com as técnicas avançadas em traumatologia e a cirurgia ortopédica conferirá bem estar à comunidade e um atendimento humanizado à população goiana. O nosso foco é ser referência no treinamento avançado em cirurgia de quadril”, explica.
Para o gerente de Atendimento Clínico do CRER, Dr. Cristhiano Holanda, o CRER sempre esteve dedicado a fundamentar sua assistência aliando o ensino e a pesquisa. “A visão única enquanto hospital de reabilitação com assistência multi e interdisciplinar favorece um campo de assistência, ensino e pesquisa ideal para a formação e desenvolvimento dos profissionais. Neste sentido a visita para credenciamento da instituição junto às sociedades de referência em ortopedia vai ao encontro desta premissa de busca contínua de aprimoramento e capacitação para a assistência aos pacientes”, explica.
Programa de Residência Médica
Implantado em 2006, o programa de residência médica do CRER possui atuação expressiva na formação em saúde de excelência no Estado de Goiás. A supervisora de Ensino e Pesquisa do CRER, Fernanda Miranda de Oliveira, destaca que a “preocupação é formar profissionais capazes de atender às demandas dos usuários. Desta forma, desenvolvemos ações que garantam o exercício prático em contexto de formação altamente especializado’.
O CRER, juntamente com o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira, Hugol, oferece uma formação dinâmica para os ortopedistas. Os médicos residentes têm a oportunidade de lidar com traumas e urgências no Hugol, enquanto treinam habilidades em cirurgias eletivas, no CRER. Este aspecto formativo corrobora para que mais subespecialidades componham o arcabouço de ambas as unidades de saúde.
Para o médico ortopedista Dr. Márcio Oliveira Calábria Jr., superintendente de Residência de Ortopedia e Traumatologia e da Comissão de Residência Médica (Coreme) do Hugol, a certificação do hospital CRER como centro de treinamento “é fundamental porque, assim, poderemos formar profissionais especialistas em cirurgia de quadril no Estado e isso reverbera no atendimento à população, que será atendida por profissionais excelentes.”
O residente em ortopedia, Dr. Diego Wagmacker Nascimento, diz-se satisfeito com a oferta de ensino plural a que tem acesso no CRER. “Acho que as condições da qualidade de ensino, preceptores e supervisores é excelente. A estrutura física , ambulatório, centro cirúrgico com capacidade de fazer cirurgias complexas é um diferencial em um hospital SUS e contribui muito na minha formação como médico”, relata.


