O valor da ciência: CRER promove capacitação voltada à produção científica
Com o objetivo de promover a produção científica e o pensamento crítico na instituição, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo, uma unidade da SES-GO, realizou nos dias 27 e 28 de agosto uma capacitação dedicada à conferir ferramentas e orientações para a produção científica. Ao longo de dois dias de atividades, cerca de 150 profissionais puderam participar dos treinamentos: ‘noções básicas para uma revisão sistemática’ e o ‘treinamento teórico e prático Mendeley – gerenciador de referências’.
A capacitação é uma iniciativa do Centro de Estudos (CENE) do CRER em conjunto com o Centro de Ensino e Desenvolvimento (CED) da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), e possibilitou aos residentes, preceptores, tutores e demais profissionais da instituição um espaço para trocas de conhecimentos e aprofundamento em metodologias de pesquisa.
A fisioterapeuta doutoranda em Ciências da Saúde, Francine Aguilera da Silva, que ministrou o treinamento ‘noções básicas para uma revisão sistemática’, preocupou-se em organizar o conteúdo de modo a conciliar a sua experiência enquanto pesquisadora e os referenciais teóricos de apoio. Em sua avaliação, “as pessoas estão envolvidas, cada uma em sua área de atuação, em pesquisas, sobretudo quando consideramos o momento atual, de enfrentamento a uma situação de emergência na saúde pública. Estarmos juntos planejando e estudando caminhos metodológicos é uma oportunidade que tem de ser valorizada”.
Para a fisioterapeuta Gleycykely dos Reis, que participou do treinamento, esta foi uma oportunidade importante para sua formação profissional ao aproximar-se da produção de conhecimento científico. Para ela “esta é uma oportunidade para os residentes, colaboradores, preceptores da instituição, porque soma tanto para a carreira do profissional, quanto para os pacientes, que são o nosso foco de atuação.”
O programador da Gerência Corporativa de Projetos e Inovação (GCPI) e doutorando em Ciências da Computação, Hugo Miranda, ministrou o ‘treinamento teórico e prático Mendeley – gerenciador de referências’. Para ele, “o domínio dessa ferramenta serve de apoio e pode ser utilizada na ‘nuvem’, também, auxiliando a organização de bibliografia para as pesquisas dos colaboradores, tutores, preceptores, residentes médicos e residentes multiprofissionais”, pondera.
A supervisora do CENE, Fernanda Miranda de Oliveira, ressaltou o aspecto formativo e integrativo que os treinamentos proporcionaram aos profissionais da instituição. Para ela “ a pesquisa científica é uma forma de produzir conhecimento e estabelecer respostas a hipóteses e problemas iniciais, sendo, muitas vezes, um processo complexo e que exige habilidades específicas”, analisa.
Jornada Científica Integrativa – Agir
Nos dias 20 a 22 de outubro, a Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (AGIR) realiza a Jornada Científica Integrativa da Agir- “Caminhos para a excelência em Saúde.”
Serão aceitos trabalhos que contemplem os eixos de “Assistência em Saúde” ou “Gestão em Saúde”.
Período de submissão: 21 de agosto a 10 de setembro.
Clique aqui e confira o regulamento.




