Profissionais do CRER concluem curso de Especialização da Fiocruz em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente
Com foco na busca do conhecimento para excelência do serviço, profissionais do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER, uma unidade da SES-GO, concluíram a Especialização em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente. Fruto de parceria entre a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, a oferta de um curso abordando esses temas configura-se como ação estratégica para implementação do Programa Nacional de Segurança do Paciente.
Representaram o CRER na especialização, a gerente da Qualidade Viviane de Queiroz Clementino, a supervisora de Procedimentos Cirúrgicos, Wanessa Silveira Barcelos, a supervisora de Enfermagem de UTI, Juliana Caldas de Souza e a enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Tatiane Barbosa Mendes.
“O curso fundamentou-se na valorização das experiências e vivências dos alunos-profissionais, de forma a propiciar a mobilização de saberes e a reconstrução do conhecimento existente, utilizando a lógica do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes. Além disso, foi privilegiado o pensamento autônomo e a visão crítica de cada aluno, enfatizando o domínio técnico com o objetivo de resolver problemas encontrados em nossa realidade”, ressaltou Viviane Queiroz.
“Caminhamos alinhados e juntos com o compromisso do CRER, a busca pela melhoria contínua! Para isso, cada vez mais nós profissionais precisamos nos capacitar para oferecer um cuidado de excelência e seguro ao paciente. Ter a oportunidade de aprender com a equipe da Fiocruz nos coloca em uma condição privilegiada de aprendizagem e troca de experiências”, disse Juliana Caldas.
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) das profissionais, intitulado Implantação do Disclosure em um Centro de Reabilitação, foi apresentado no dia 7 de agosto. Orientado pela Dra. Sergiane Bisinoto, o trabalho foi avaliado pela banca julgadora composta pela Ms Maiana Regina Gomes de Sousa e Dra Ana Elisa Bauer de Camargo Silva.
“Considerando a proposta de desenvolver um projeto de intervenção como requisito parcial para a obtenção do título de Especialização em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente e, dentre as linhas de estudo recomendadas, definimos a implantação do processo de Disclosure no CRER. Diante do grau de maturidade da Instituição, esta prática vem para reafirmar a transparência e o comprometimento com a qualidade da assistência prestada, além de transformar a cultura de segurança e promover mudanças necessárias para a quebra dos paradigmas quanto à comunicação dos eventos adversos ocorridos com os pacientes”, explicou Wanessa Barcelos.
“A Especialização me possibilitou entender o contexto da Gestão de Qualidade e Segurança do Paciente em Saúde, ser capaz de tomar decisões estratégicas visando sempre promover um ambiente assistencial mais seguro para o paciente e família. Durante a pós, foi possível desenvolver competências em temas como gestão de riscos e de eventos adversos, gestão da qualidade e modelos de melhoria contínua em projetos e cuidado centrado na pessoa e inclusão dos pacientes nos processos de melhoria”, ressaltou Tatiane Barbosa Mendes.
A Especialização teve duração de 13 meses e teve como público-alvo profissionais que atuam nos serviços de saúde, preferencialmente médicos, enfermeiros e farmacêuticos.
