Enfermeira do CRER desenvolve programa de ensino para prevenção e manejo de lesão por pressão
Por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Goiás (UFG), a enfermeira do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER, uma unidade da SES-GO, Fabrícia Nayara Oliveira Limeira, desenvolveu um estudo, aplicado junto aos usuários do hospital, para prevenção e manejo de lesão por pressão.
Intitulado “Prevenção e manejo de lesão por pressão: desenvolvimento de um programa de ensino e validação de material educativo para pacientes com mobilidade física prejudicada e cuidadores familiares”, o trabalho é resultado de um estudo realizado pela profissional para obtenção do título de mestra no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Goiás. A dissertação foi defendida no dia 28 de julho, e foi aclamado pela banca julgadora de especialistas no tema.
“Durante o estudo, construímos um programa de ensino que visou desenvolver o conhecimento e as habilidades dos pacientes, e seus respectivos cuidadores, com mobilidade física prejudicada sobre as medidas de prevenção e o manejo de lesão por pressão. Para isso, desenvolvemos uma cartilha educativa e trabalhamos o conteúdo junto aos pacientes e seus cuidadores”, explicou a profissional.
Tendo como missão ofertar assistência à saúde fundamentada no ensino e na pesquisa, o CRER incentiva e acredita na assistência chancelada pelo conhecimento. Para a gerente de enfermagem do CRER, Priscila Martins, o estudo fortalece, ainda mais, o papel educativo desempenhado pela enfermagem na assistência ao paciente.
”O trabalho na linha de frente do cuidado ao paciente vai muito além dos procedimentos realizados. O estudo desenvolvido pela enfermeira Fabrícia é prova disso, da importância dessa atuação científica e educativa do nosso profissional. Depois da internação, o cuidado continua em casa e, por isso, é tão importante empoderar o paciente e seu cuidador para que o tratamento tenha continuidade. A chancela do conhecimento nos permite ir cada vez mais além”, ressaltou.
O trabalho da profissional no CRER teve início em agosto de 2019 e seguiu até março de 2020. “Realizar meu estudo no CRER foi a possibilidade de estudar na minha segunda casa, sem falar na estrutura e organização que o hospital me proporcionou.
“Acompanhando de perto os pacientes e seus cuidadores, pude ver a evolução de ambos quanto ao conhecimento e habilidade para prevenir e tratar a lesão por pressão. Tudo isso reflete em mais conforto e qualidade de vida para nosso paciente”.
A dissertação desenvolvida pela profissional do CRER foi orientada pela Profª. Dra.Maria Márcia Bachion e co-orientada pela Profª. Dra. Vanessa da Silva Carvalho Vila.