Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Crer


Saúde do trabalhador do CRER: CIPA realiza ação preventiva junto ao Serviço de Atendimento ao Cliente


6 de julho de 2020



Cuidar da saúde do trabalhador é uma atitude de responsabilidade institucional do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo, uma unidade da SES-GO. Nesta sexta-feira, (03/07), a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), realizou uma ação em conjunto com a Equipe Multiprofissional que teve o objetivo de orientar os profissionais do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), a respeito de práticas de auto cuidado concernentes ao trabalho desempenhado.

Aspectos relativos à voz e à postura durante a jornada laboral compõem um arcabouço de práticas que previnem doenças ocupacionais da categoria. Tal ação contou com a participação da fonoaudióloga Paula Roldão, que além de orientações, aplicou exercícios vocais para serem realizados diariamente. Participaram, ainda, o fisioterapeuta e Supervisor de Reabilitação Física João Francisco Martins, e a fisioterapeuta Maria do Socorro Melo, que forneceram informações acerca da importância da boa postura na prevenção de desconforto físico e de doenças ergonômicas.

A encarregada administrativa Anita Teodoro dos Reis destaca que  “a ação,  proporcionou além da conscientização dos colaboradores Atendentes e Monitores de Call Center sobre os cuidados para com a saúde da voz e postura na prevenção de doenças ocupacionais, o reconhecimento dos profissionais pelo trabalho realizado pautado na humanização, empatia, uma vez que é um dos setores de primeiro contato do paciente com a instituição”. A Monitora de Call Center Marcilene Rosa destaca o foco da ação como altamente relevante, porque “tivemos várias orientações sobre ergonomia e cuidados com a voz. Nos sentimos valorizados com essa iniciativa, e reconhecidos pelo trabalho realizado, pois ouvimos e falamos com o coração!”

Para consumo fora dos postos de trabalho, a iniciativa ainda contou com a entrega de um ‘Kit de Saúde Vocal”, no qual os profissionais receberam orientações sobre o cuidado com a voz, uma garrafa d’água, reforçando a necessidade de hidratação e uma maçã, que é um fruto que propicia a limpeza das cordas vocais.