CRER realiza programa de atenção à saúde emocional dos profissionais
Os novos procedimentos e condutas decorrentes do contexto de pandemia exigem habilidades de adaptação e assertividade por parte dos profissionais de saúde. Atento a este aspecto do trabalho assistencial, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo, uma unidade da SES-GO, realiza um programa de atenção à saúde emocional dos profissionais da saúde: o ‘Cuidar de quem Cuida’.
Com o objetivo de ressignificar os eventos e as emoções que permeiam a experiência de cuidado na atualidade, a Gerência de Recursos Humanos, em parceira com as Gerências de Reabilitação Multiprofissional, promovem práticas terapêuticas alternativas, com o propósito de possibilitar ao profissional o alívio de situações estressantes e fortalecimento de vínculos no âmbito do CRER.
A gerente de Recursos Humanos, Juliana Xavier, que idealizou o momento de ‘meditação guiada’, contabiliza um saldo positivo a partir da participação ativa de profissionais de diversos setores do hospital. O trabalho teve início ainda em março, e cerca de 550 profissionais já realizaram a prática.
A atividade tem ressoado nos corredores do hospital, como explica o recepcionista Luís Carlos de Morais: “a meditação me traz uma calma interior que ajuda a lidar com os problemas do dia a dia e a ser mais compreensivo nos relacionamentos com outras pessoas.” Já para o agente administrativo Joksiel Aguiar, “a meditação me ajudou a diminuir o stress, a ansiedade, o nervosismo.”
Fique por dentro das atividades
Com o intuito de munir os profissionais do hospital de técnicas de autocuidado emocional, o projeto mantém-se com a prática da meditação guiada e, agora, amplia-se com as Rodas de Conversa, que funcionam como um grupo de acolhimento e trocas de experiências.
Meditação Guiada
A meditação é uma técnica em que se busca um desprendimento de preocupações e o desenvolvimento de habilidades como a concentração, tranquilidade e o foco no presente. A psicóloga organizacional Joyce Lopes explica que a técnica “não está relacionada a nenhuma crença ou prática religiosa. Atualmente é muito estudada em áreas como neurociência, psicologia comportamental dentre outros.”
Rodas de Conversa
Essa estratégia de acolhimento trata-se de um incentivo à escuta compartilhada entre diferentes pessoas, as quais se situam como co-participantes de um processo de trocas de experiências e apoio.
Juliana Xavier explica que estes momentos buscam “possibilitar o compartilhamento de experiências e reflexões sobre o momento atual, com foco no fortalecimento da saúde emocional. Cada encontro trabalhará uma temática central e, a partir do compartilhamento de experiências, emoções e sensações, poderemos ofertar acolhida e vínculo entre os participantes, bem como promover o desenvolvimento pessoal.”
Sexta musical
A música é um recurso terapêutico eficaz por conseguir atingir dimensões do sensível e da memória afetiva das pessoas. Com finalidade terapêutica, o serviço de musicoterapia do CRER soma-se à iniciativa ‘Cuidar de quem Cuida’ e realiza sessões específicas junto aos profissionais da unidade.
A musicoterapeuta Elvira dos Santos, que conduzirá as atividades, explica que “as experiências musicais favorecem a diminuição da ansiedade, do estresse dos profissionais e ainda os auxiliam na aquisição de novas estratégias de enfrentamento diante de todas as situações que enfrentamos.”