Supervisora de RH do HDS palestra sobre Neurociência aplicada à gestão de pessoas
A convite da Comissão de Ensino Pesquisa e Treinamento do HDS, a especialista em gestão de pessoas e desenvolvimento humano, Larissa Andrade Bento conduziu, de forma on-line, o módulo com o tema ‘Neurociência e Gestão de Pessoas: pílulas para o sucesso’. A neurociência aplicada à gestão proporciona o entendimento sobre o comportamento humano de forma mais objetiva. A profissional falou também sobre o papel do cérebro no comportamento, promovendo uma visão diferenciada da gestão.
De acordo com Larissa, vivemos hoje o momento do cérebro e entender como funciona a mente humana auxilia nos relacionamentos interpessoais, bem como os processos práticos dentro de uma organização. Um dos aspectos abordados foi a mudança do formato de trabalho, antigamente as atividades exigiam muito do físico, hoje exige mais do intelectual, e isso promoveu um novo comportamento. Uma das dicas da profissional é manter o cérebro no ritmo de novos aprendizados.
E para falar sobre o novo comportamento, Larissa usou os aspectos da curva de aprendizagem. “Haverá um momento onde a vida te dará uma ‘cutucada’ e você começa a perceber que precisa se movimentar de alguma forma, momento em que exigirá de você habilidade e uma certa competência. São processos interligados ao aprendizado, sendo as chaves para o sucesso o autoconhecimento, autodesenvolvimento, automotivação e autoconfiança”.
Na construção do indivíduo, Larissa citou os aspectos: crença central ou nuclear que para a psicologia cognitiva são aqueles comportamentos repetidos diversas vezes e que tem uma alta carga emocional envolvida.
Erros ou distorções cognitivas tem muito a ver com a questão do cérebro querer criar padrões e automatizar comportamento. Crenças intermediárias, que são as regras, mas não tem tanta força emocional na forma de enxergar o mundo e dessa maneira o indivíduo consegue ser mais flexível.
E os pensamentos automáticos, os quais a pessoa não tem controle sobre eles, mas servem para conseguirmos viver com mais agilidade. “Essa estrutura do cérebro pode nos ajudar, mas às vezes acontece desses pensamentos automáticos nos levar a erros ou distorções”, ressalta Larissa.
De acordo com Larissa, a neurociência visa à compreensão do funcionamento do sistema nervoso e de como ele se relaciona com o comportamento humano, oferecendo subsídios ao conhecimento e melhoria do desempenho. Dessa forma contribuem para melhorar a qualidade do pensamento, facilita o insight, provoca mudanças positivas em menor quantidade de tempo e melhora da performance. Outra particularidade abordada pela profissional foi sobre os “lados” racional e emocional para o aprendizado. “Segurança, confiança, tranquilidade, paixão, motivação e reconhecimento são os elementos básicos que o Sistema Emocional precisa para aprender, já o sistema racional precisa de conhecimento, experiência, estado de fluxo, organização, gerenciamento de tempo e humildade”.
Larissa finalizou o evento com a frase de Simon Sinek. “Todos os seus clientes são seres humanos, todos os seus colaboradores são seres humanos, todos os seus fornecedores são seres humanos. Todas as empresas são compostas por seres humanos e, portanto, se você não entende de seres humanos você não entende de negócios”.