Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Crer


CRER inova com projeto socioambiental de reaproveitamento de resíduo


7 de fevereiro de 2020



A preocupação com os impactos socioambientais presentes na rotina de uma unidade de saúde levaram o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER, unidade da SES-GO, a criar um projeto de reaproveitamento do tecido SMS, usado para envolver materiais (estéril e não contaminado) utilizados na assistência no hospital.

Com o SMS, terapeutas, pacientes e cuidadores estão produzindo produtos como bags, bolsas e necessaries. Intitulado “Cuidar de quem cuida”, o projeto reforça o compromisso da instituição em promover gestão sustentável e, ao mesmo tempo, envolver o paciente e seu cuidador em atividades integrativas e inclusivas.

“O nome do projeto faz alusão à várias preocupações da nossa instituição. Cuidar do meio ambiente, que é quem cuida da vida humana. Cuidar do paciente, que é o motivo da existência do CRER. Cuidar do cuidador, figura que também merece toda a nossa atenção e assistência e, por fim, cuidar do dinheiro público, o responsável por propiciar o atendimento do CRER a tantas pessoas que necessitam do nosso cuidado”, explicou a gerente de Reabilitação Auditiva e Intelectual do CRER, Thaís Nasser Sampaio.

Com o projeto, o CRER deixará de descartar 300 quilos de resíduos por mês. O supervisor de Hotelaria e responsável pelo Gerenciamento de Resíduos do hospital, Daniel Paiva de Oliveira, explica que a iniciativa trará economia e fortalecerá as práticas socioambientais no hospital.

“A grandiosidade deste projeto está na redução do impacto ambiental produzido pelo descarte desse material e no impacto social promovido pela ação. O paciente e o cuidador, além de participarem da atividade integrativa, também serão multiplicadores da cultura da sustentabilidade, do reaproveitamento de materiais e do descarte consciente de resíduo”.

A ação de captação do tecido SMS já vem ocorrendo no departamento de Odontologia do CRER. O próximo passo é envolver demais setores da instituição que utilizam e descartam o material.