CRER mantém título que reconhece excelência dos serviços prestados.
O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), conquistou, na última sexta-feira, 6, a manutenção do título de hospital Acreditado com Excelência – Nível 3 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A entidade certifica a qualidade dos serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente e com o objetivo de promover a melhoria contínua da assistência no País.
Com a conquista, a unidade se consolida como referência nacional em saúde e gestão. “A recertificação é fruto do trabalho árduo dos profissionais do Crer, que sempre contaram com o irrestrito apoio da Secretaria de Estado da Saúde e da Agir. Temos a convicção que essa é uma conquista do Crer para os usuários do hospital, que nos estimulam a prestar um cuidado humanizado e de excelência”, comemorou o Diretor Geral do CRER, Válney Luís da Rocha.
Em 2016, o CRER se tornou o primeiro hospital de reabilitação do Brasil e a primeira unidade de saúde pública de Goiás a conquistar o nível máximo da certificação de qualidade. Com ciclos de certificação a cada triênio, o título de ONA 3 fica vigente até 2022.
Em Goiás, outros hospitais públicos da rede estadual também são reconhecidos pela ONA. O Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG), assim como o CRER, também é Acreditado com Excelência – Nível 3. Já o Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) é Acreditado Pleno – Nível 2. O Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (Heelj), em Pirenópolis, e o Hospital de Urgência da Região Sudoeste Dr. Albanir Faleiros Machado (Hurso), em Santa Helena de Goiás, foram avaliados como Acreditado – Nível 1.
Com 17 anos de história, o Crer já realizou mais de 17 milhões de atendimentos e atendeu cerca de 500 mil pessoas vindas de todos os municípios goianos e também de outros Estados brasileiros. Por dia, o hospital atende cerca de 1,5 mil pacientes e realiza uma média de 4,2 mil procedimentos.
Em junho deste ano, o Governo de Goiás ampliou a capacidade de atendimento no CRER, com a abertura de 20 novos leitos, destinados a pacientes em reabilitação e em tratamento cirúrgico. Com a ampliação da oferta de vagas, a unidade passou a contar com 176 vagas para internação, das quais 156 de internação e 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Desde sua inauguração, o CRER passou por significativo crescimento da sua estrutura física, saltando de 8.823 m² para 33.275 m² de área construída. Entre outros espaços e serviços, o hospital conta com 8 salas de cirurgia, 7 ginásios de terapias, 4 piscinas de hidroterapia, Laboratório de Movimento, Serviço de Atenção Domiciliar, Equoterapia, Oficina Ortopédica e Centro de Diagnóstico.
Referência no atendimento à pessoa com deficiência, o CRER é reconhecido pelo Ministério da Saúde como Centro Especializado em Reabilitação (CER 4), atuando no atendimento das quatro deficiências: física, auditiva, intelectual e visual.
Excelência
Para ser Nível 3 – Acreditado com Excelência, como o CRER, a organização precisa atender a três critérios: cumprir ou superar, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de gestão integrada; e cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.
O título é uma certificação semelhante ao ISO, mas a ONA é conferida somente a instituições de saúde. O certificado é válido por três anos. No entanto, mesmo após conseguir a certificação, a unidade pode perder o título, caso as rotinas não sejam seguidas. Para verificar se o hospital continua cumprindo os requisitos necessários para a manutenção do certificado de qualidade, colaboradores da Organização Nacional de Acreditação realizam continuamente visitas no hospital.