Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Crer


CRER mantém título que reconhece excelência dos serviços prestados.


10 de dezembro de 2019



O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), conquistou, na última sexta-feira, 6, a manutenção do título de hospital Acreditado com Excelência – Nível 3 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A entidade certifica a qualidade dos serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente e com o objetivo de promover a melhoria contínua da assistência no País.

Com a conquista, a unidade se consolida como referência nacional em saúde e gestão. “A recertificação é fruto do trabalho árduo dos profissionais do Crer, que sempre contaram com o irrestrito apoio da Secretaria de Estado da Saúde e da Agir. Temos a convicção que essa é uma conquista do Crer para os usuários do hospital, que nos estimulam a prestar um cuidado humanizado e de excelência”, comemorou o Diretor Geral do CRER, Válney Luís da Rocha.

Em 2016, o CRER se tornou o primeiro hospital de reabilitação do Brasil e a primeira unidade de saúde pública de Goiás a conquistar o nível máximo da certificação de qualidade. Com ciclos de certificação a cada triênio, o título de ONA 3 fica vigente até 2022.
Em Goiás, outros hospitais públicos da rede estadual também são reconhecidos pela ONA. O Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG), assim como o CRER, também é Acreditado com Excelência – Nível 3. Já o Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) é Acreditado Pleno – Nível 2. O Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (Heelj), em Pirenópolis, e o Hospital de Urgência da Região Sudoeste Dr. Albanir Faleiros Machado (Hurso), em Santa Helena de Goiás, foram avaliados como Acreditado – Nível 1.

Com 17 anos de história, o Crer já realizou mais de 17 milhões de atendimentos e atendeu cerca de 500 mil pessoas vindas de todos os municípios goianos e também de outros Estados brasileiros. Por dia, o hospital atende cerca de 1,5 mil pacientes e realiza uma média de 4,2 mil procedimentos.

Em junho deste ano, o Governo de Goiás ampliou a capacidade de atendimento no CRER, com a abertura de 20 novos leitos, destinados a pacientes em reabilitação e em tratamento cirúrgico. Com a ampliação da oferta de vagas, a unidade passou a contar com 176 vagas para internação, das quais 156 de internação e 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Desde sua inauguração, o CRER passou por significativo crescimento da sua estrutura física, saltando de 8.823 m² para 33.275 m² de área construída. Entre outros espaços e serviços, o hospital conta com 8 salas de cirurgia, 7 ginásios de terapias, 4 piscinas de hidroterapia, Laboratório de Movimento, Serviço de Atenção Domiciliar, Equoterapia, Oficina Ortopédica e Centro de Diagnóstico.

Referência no atendimento à pessoa com deficiência, o CRER é reconhecido pelo Ministério da Saúde como Centro Especializado em Reabilitação (CER 4), atuando no atendimento das quatro deficiências: física, auditiva, intelectual e visual.

Excelência

Para ser Nível 3 – Acreditado com Excelência, como o CRER, a organização precisa atender a três critérios: cumprir ou superar, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de gestão integrada; e cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

O título é uma certificação semelhante ao ISO, mas a ONA é conferida somente a instituições de saúde. O certificado é válido por três anos. No entanto, mesmo após conseguir a certificação, a unidade pode perder o título, caso as rotinas não sejam seguidas. Para verificar se o hospital continua cumprindo os requisitos necessários para a manutenção do certificado de qualidade, colaboradores da Organização Nacional de Acreditação realizam continuamente visitas no hospital.