Jornada Científica e Simpósio Goiano de Lesão Medular discutem a Inclusão da pessoa com deficiência
O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo -CRER, unidade da SES-GO, realizou nos dias 16 e 17 de outubro, no auditório Valéria Perillo, a sua XVII Jornada Científica e o 1º Simpósio Goiano de Lesão Medular. Com o tema “Funcionalidade como princípio para inclusão”, o evento discutiu a inclusão e o impacto da reabilitação na funcionalidade para fomentar as atividades e a participação social da pessoa com deficiência.
Presente na abertura do evento científico, o Diretor Geral do CRER, Dr. Válney Luís da Rocha, reforçou que a Jornada Científica do CRER faz parte da missão do hospital que é, desde sua fundação, oferecer excelência no atendimento à pessoa com deficiência, fundamentado no ensino e na pesquisa.
“Com 17 anos de história, o CRER prioriza e investe em ensino, pesquisa e treinamento profissional. Pilares que muito colaboraram para alcançarmos conquistas como em 2014, quando fomos certificados como Hospital de Ensino pelos Ministérios da Saúde e da Educação. Para nós, enquanto instituição, o que mais nos motiva é saber que esse investimento em qualificação profissional impacta diretamente na vida das pessoas que precisam do nosso atendimento, o nosso usuário. Nossa missão é cuidar com excelência e amor de cada um dos nossos pacientes”.
De acordo com a coordenadora geral da Jornada, a fisioterapeuta Andrea Souza Rocha, o tema central proposto pelo encontro científico foi trabalhado na perspectiva multiprofissional e contou com profissionais das mais diversas áreas para debatê-lo. Para ela, o saldo do evento foi positivo.
“A avaliação foi muito positiva. O evento integrou não só a comunidade interna da instituição e das demais unidades da AGIR, como também a comunidade acadêmica, com estudantes, residentes e aperfeiçoandos, além das equipes de reabilitação de outras unidades da rede estadual de atenção a pessoa com deficiência que vieram de Anápolis e São Luís dos Montes Belos”.
A fisioterapeuta, que também palestrou no último dia da Jornada, destacou ainda que o evento contou com a participação de 400 congressistas e com mais de 40 trabalhos inscritos, demonstrando o grande potencial do CRER no incentivo ao ensino e a pesquisa.
“Acredito que conseguimos fortalecer a estratégia de educação permanente da instituição, aprofundando em temas como a lesão medular, em seus diversos aspectos, e ofertando minicurso na área de avaliação da criança com atraso do desenvolvimento neuropsicomotor”.
Durante os dois dias do evento, mais de 25 profissionais de diversas áreas ligadas a saúde apresentaram novas tendências em palestras e mesas redondas.