CRER recebe visita do vice-governador de Goiás
O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER, unidade da SES-G, recebeu, nesta quarta-feira (9/10), a visita do vice-governador do Estado de Goiás, Lincoln Tejota. O encontro teve como objetivo a divulgação da 1ª Corrida e Caminhada do Coração e da 3ª Corrida Inclusiva Pan Kids, que terão renda destinada ao tratamento de crianças atendidas pelo Centro de Reabilitação de Fissuras Lábio-Palatinas (Cerfis), do Hospital Materno Infantil (HMI).
“O objetivo da nossa visita é a sensibilização dos usuários e colaboradores do hospital para que eles possam participar da corrida. Fiz questão de começar esse trabalho de divulgação aqui no CRER, por se tratar de um centro de referência no tratamento e reabilitação de crianças e pessoas com deficiência. Acredito que iniciativas público privadas contribuem muito com a qualidade de vida da sociedade”, explicou o vice-governador.
O diretor geral do CRER, Dr. Válney Luís da Rocha, deu as boas vindas aos participantes do evento. “O CRER, enquanto instituição, se sente extremamente honrado em ter sido escolhido para participar de um momento como este, de apoiar um projeto tão interessante. Sem dúvida nenhuma, o esporte é a modalidade que melhor promove a inclusão social. Que as crianças que serão beneficiadas com esse gesto possam encontrar uma oportunidade de superação das suas dificuldades”.
As corridas serão realizadas no dia 17 de novembro, às 07h, e terão a Praça Cívica como ponto de concentração. A corrida mirim é promovida pela Ice & Sports juntamente com a Sociedade Brasileira de Cardiologia – que também é responsável pela 1ª Corrida e Caminhada do Coração. Toda a renda das corridas será revertida para o Cerfis.
“O dinheiro arrecadado nas corridas será investido na estruturação da unidade e na renovação do nosso parque tecnológico. Nosso objetivo é ofertar a melhor assistência possível ao nosso paciente”, ressaltou a diretora técnica do HMI, Sara Gardênia.
Além da solenidade de divulgação das corridas, o vice-governador Lincoln Tejota também visitou as instalações do hospital, conhecendo de perto o trabalho realizado nos ginásios de reabilitação da instituição.
Cerfis
Desde 1990, o Cerfis atende e acompanha os portadores de fissuras lábiopalatinas, uma deformidade que compromete o lábio superior, a arcada dentária e o céu da boca, dificultando a respiração e a mastigação. No Centro, os pacientes são atendidos por uma equipe multidisciplinar, que busca reabilitá-los biopsicossocialmente.
Atualmente, mais de 6 mil pacientes estão cadastrados no Cerfis. O trabalho na unidade do HMI é realizado em diversas etapas, que envolvem cirurgias plásticas reparadoras, cirurgias odontológicas e acompanhamento odontológico, fonoaudiológico e psicológico específicos para cada paciente.