Profissionais do Crer participam da II Jornada Científica Integrativa da Agir
Maior evento científico da Organização Social aconteceu de maneira híbrida e fomentou a pesquisa e a divulgação científica em saúde
Realizada pelo Centro de Ensino e Desenvolvimento (CED) da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde – Agir, a II Jornada Científica Integrativa aconteceu, nos dias 20 e 21 de outubro, mobilizando os profissionais do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer. Com o tema “Inovação e Tecnologias em Saúde”, o evento fez alusão à obstinação da pesquisa promovida pela Agir/Crer.
Desde a sua fundação, há quase duas décadas, a unidade do Governo de Goiás desempenha uma robusta dedicação à pesquisa. Neste ano, com uma extensa programação de mesas de debates, apresentação de trabalhos, minicursos, oficinas, webconferências e palestras, o evento debate temas concernentes à assistência e à gestão em saúde.
“A temática da edição deste ano da Jornada está em sintonia com o desafio do presente na saúde global. Nós acreditamos que somente a partir do debate amplo, multidisciplinar e qualificado, estaremos em consonância com o que há de mais inovador e tecnológico no desenvolvimento do cuidado”, explica o diretor Técnico de Reabilitação, Dr. Ciro Bruno Silveira Costa, que ministrou a webconferência: A Consolidação do Crer como um Hospital Inteligente.
O diretor ainda comenta que promover discussões qualificadas sobre saúde faz parte do escopo de atuação do hospital. “O Crer, ao assumir o seu lugar de destaque na gestão e na assistência à saúde, cumpre a sua missão de cuidar da pessoa com deficiência, sempre baseando-se no que há de mais inovador em termos técnicos e abordagens”.
Compromisso e incentivo à pesquisa e à inovação
A coordenação local da Jornada, no Crer, esteve sob responsabilidade da Comissão de Ensino, Pesquisa e Treinamento (CEPT), presidida pelo médico, Dr. Rodrigo Parente Medeiros, e pela Supervisão de Ensino e Pesquisa (Suenpes) do hospital.
O médico destaca a contribuição inestimável que um evento científico dessa magnitude traz ao trabalho realizado no Crer.
“Este ano, nossa Jornada traz a Inovação e Tecnologias em Saúde como eixo principal. Tecemos, a cada ano, uma rede de cuidados sob a base do mais valor para a saúde, sempre buscando temas de gestão e técnico-assistenciais para contemplar a mais ampla forma de crescimento profissional. Sucesso absoluto de público, os nossos cursos, na unidade, corroboraram com a abrangência que buscamos”, conclui Rodrigo.
Sobre os trabalhos apresentados e as discussões empreendidas na Jornada, a supervisora de Ensino e Pesquisa do Crer, Fernanda Miranda de Oliveira, comenta que as produções são bem diversas entre si e evidenciam a força da pesquisa realizada na unidade.
Programação especial no Crer
O hospital disponibilizou três locais de transmissão online da programação da Jornada, além de atividades presenciais, também.
Presencialmente, foram realizados o minicurso: Ciência ABA e a abordagem Transdisciplinar, ministrado pelas profissionais, Mayara Kelly Alves, Amanda Pereira Borges e Reylla Sousa Chagas, no qual participaram 33 pessoas. E a oficina: Ferramentas Inovadoras Aplicáveis ao Processo Educativo na Saúde, ministrada por Valquíria Vicente, que contou com a participação de 21 pessoas.
Além desses, foram realizados os Talks: Terapia Ocupacional na UTI; Musicoterapia na UTI; Modelo de Gestão Administrativa, Aliando Tecnologias, Inovações e Sustentabilidade; Programa Cuidar de Quem Cuida: ações em prol do bem-estar no trabalho. E a mesa-redonda moderada pela enfermeira, Vittoria Braz de Oliveira Alves, sob o tema: Disfunção Neurogênica do Trato Urinário Inferior: técnica robótica nas cirurgias urológicas, composta pelos profissionais: Dr. Pedro Junqueira, urologista, Dra. Ariana Rocha, infectologista e a enfermeira Fernanda Miranda.


