Crer recebe visita técnica virtual do hospital Moinhos de Vento
Compondo iniciativa do Ministério da Saúde, o encontro online aproximou as equipes de ambos os hospitais, com o objetivo de fortalecer a qualidade e a segurança do cuidado prestado na UTI da unidade do Governo de Goiás.
A excelência na assistência em saúde é mais do que uma expressão de referência no ambiente hospitalar, é um horizonte a ser alcançado. Para que se garanta a excelência nos serviços prestados à população, exige-se um desdobrar de ações de monitoramento, revisão de processos e inovação na assistência em saúde.
Neste sentido, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer, recebeu, virtualmente, na última segunda-feira, 18, a equipe do hospital Moinhos de Vento, do Rio Grande do Sul. A unidade do Governo de Goiás foi selecionada no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), e em parceria com o Ministério da Saúde, busca-se traçar melhorias, revisar processos e aprimorar técnicas com vistas a prevenir infecções em pacientes críticos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Com foco na segurança da assistência e na satisfação do cliente, este novo triênio (2021-2023) do projeto Saúde em Nossas Mãos – Melhorando a Segurança em Larga Escala no Brasil, é conduzido de modo colaborativo entre seis hospitais de reconhecida excelência no país, em parceria com o Institute for Healthcare Improvement (IHI).
A supervisora de enfermagem da UTI do Crer, Juliana Caldas, afirma que este é um programa que promove um novo olhar para a assistência já realizada no hospital.
“O projeto Saúde em Nossas Mãos tem como objetivo melhorar a segurança dos pacientes com a implementação de práticas das diretrizes de prevenção de infecções relacionadas à ventilação mecânica, uso de cateteres e de sondas vesicais que vão ao encontro das ações já praticadas e instituídas na nossa unidade. Assim, tornaremos o nosso cuidado ainda mais seguro, permitindo que mais vidas sejam salvas”, explica Juliana.
Eduardo Martins Carneiro, supervisor de Reabilitação Multiprofissional, acrescenta que a iniciativa permite aos especialistas compartilharem conhecimento entre as equipes, promovendo novos cenários e iniciativas de inovação e segurança na assistência prestada.
“Com o objetivo de reduzir as Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde (Iras) na UTI, este projeto em muito corrobora com as discussões e atualizações do Plano Terapêutico Singular (PTS) que a UTI do Crer já promove. As tomadas de decisões nas discussões diárias que realizamos atuam como uma barreira de segurança a mais em prol do paciente, pois discutimos, por exemplo, quais pacientes têm de iniciar o desmame da ventilação mecânica, que, quando realizada por longos períodos, favorece infecções. E, neste sentido, essa visita nos oportuniza novas melhorias no cuidado que exercemos no hospital”, finaliza Eduardo.