Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Crer


Crer realiza ação de fortalecimento do Protocolo de Identificação do Paciente


28 de março de 2022



Momento foi conduzido pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do hospital e capacitou 117 profissionais.

Com foco no fortalecimento da segurança da assistência em saúde praticada no hospital, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer, uma unidade do Governo de Goiás, realizou, nos dias 24 e 25 de março, capacitação sobre o Protocolo de Identificação do Paciente. Conduzida pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do hospital, a ação abordou 117 profissionais assistenciais da instituição.

“Para garantir que a cultura da qualidade e segurança do paciente esteja presente na rotina da assistência na instituição é preciso que trabalhemos, continuamente, a capacitação e reciclagem dos nossos profissionais. A maturidade da equipe no cumprimento dos protocolos de segurança do paciente é o objetivo do NQSP, que realiza ações mensais de fortalecimento da cultura da segurança”, explicou a presidente do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente e analista da Qualidade do Crer, Juliana Carvalho.

Para a abordagem dos profissionais foi utilizada uma dinâmica onde os próprios colaboradores eram identificados com pulseiras contendo dados (nome completo e data de nascimento) incorretos. “O objetivo é levar à reflexão sobre a importância da checagem dos descritores obrigatórios do paciente antes de qualquer procedimento a ser realizado”, explicou a presidente do NQSP.

Além da dinâmica com os dados incorretos dos profissionais na pulseira de identificação, a ação contou também com um momento de orientação e discussão do Protocolo de Identificação do Paciente. Ao final, foram apresentadas oportunidades de melhoria relacionadas à adesão ao protocolo.

O enfermeiro referência do Posto 3, Marco Antônio Nogueira Magalhães, ressaltou a importância do momento de capacitação com a equipe.”O Protocolo de Identificação garante assistência segura ao paciente, pois reduz o risco de eventos adversos, além de estar em consonância com as ações universais que visam a segurança no ambiente hospitalar. Dessa maneira é fundamental que toda a equipe multiprofissional reconheça o protocolo e seja capaz de realizar barreiras diariamente”.



1.jpg
2.jpg
3.jpg
4.jpg