Crer realiza evento de conscientização do autismo e da trissomia 21
O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer, uma unidade do Governo de Goiás, realizou, entre os dias 28 de março e 1° de abril, a Semana da Trissomia 21 e do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento foi conduzido pela Clínica de Reabilitação Intelectual do hospital, que atualmente atende 243 pacientes com este perfil.
Em alusão ao Dia Mundial da Trissomia 21 (21 de março) e Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril), a semana reuniu 116 pessoas, entre pacientes e seus cuidadores.
Dividida em dois momentos, a Semana contou com palestras para pais e cuidadores sobre o trabalho da Clínica de Reabilitação Intelectual do Crer, a Importância do Brincar e Saúde Mental, e também com dinâmicas de vivências envolvendo os pais e cuidadores e os pacientes em tratamento na instituição.
“Abordamos junto aos cuidadores a necessidade do autocuidado da família, focando na saúde mental dos mesmos. Promovemos um momento onde a família pôde expressar e compartilhar sentimentos e experiências, ao mesmo tempo em que seus filhos estavam envolvidos em dinâmicas de interação e desenvolvimento global”, explicou a psicóloga hospitalar, Sofia Gomes Martins Mustafe.
Wanessa da Silva Ferreira Oliveira, mãe da paciente Giovana Ferreira Oliveira, diagnosticada com TEA e em tratamento no Crer, participou da programação e agradeceu o atendimento recebido na instituição.
“Minha filha foi diagnosticada no Crer e desde então faz tratamento aqui. A vida dela se transformou depois do início dos atendimentos, as melhoras são visíveis. Obrigada ao Crer e aos profissionais que aqui trabalham, eu amo o que vocês fazem por nós”.
Clínica de Reabilitação Intelectual
Em atividade desde 2014, a clínica de Reabilitação Intelectual do Crer oferece tratamento médico e multi-terapêutico à população com deficiência intelectual. Desde a sua inauguração, mais de 122 mil atendimentos foram realizados e contemplaram cerca de 20 mil pessoas.
O trabalho multiprofissional desempenhado por uma equipe de fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e odontólogos, prepara pacientes e cuidadores para uma vida autônoma em sociedade.
A gerente de Reabilitação Auditiva e Intelectual do Crer, Thaís Nasser, explica que o trabalho de reabilitação do hospital é baseado em critérios científicos da análise do comportamento, análise da psicomotricidade, entre outras abordagens.
“Aqui, no Crer, o cuidado é humanizado e utilizamos de técnicas de referências nacionais e internacionais. O nosso objetivo é fazer com que a pessoa com deficiência possa se sentir confortável para construir uma vida autônoma e possa se inserir no mercado de trabalho, na escola, nas universidade ou em qualquer lugar que ela queira estar”.