Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Agir


Gotas de esperança


20 de junho de 2022



O dia 14 de junho é o dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado por iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS). A data tem imensa importância, pois pode ser utilizada para agradecermos aos doadores e para conscientizarmos toda a população acerca do importante papel que ela exerce para a manutenção dos estoques de sangue em níveis seguros, garantindo atendimento às vítimas de acidentes e paciente com doenças que necessitem de suporte transfusional.

De acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), 16 a cada mil habitantes são doadores de sangue no país, o que corresponde a 1,6% da população brasileira. Embora o percentual de doadores de sangue esteja dentro da recomendação da OMS, de que pelo menos 1% da população seja doadora, é necessário aumentar esse índice, estimulando que mais pessoas passem a ser doadoras regulares, para manutenção dos estoques de sangue em níveis seguros.

Desde o surgimento da pandemia de Covid-19, existe uma grande preocupação com a disponibilidade e suficiência de estoque de sangue para atender às necessidades dos pacientes. Além disso, o suprimento de sangue adequado e seguro é uma questão importante para atender às demandas atuais. A pandemia afetou os serviços de transfusão, incluindo as atividades de doação de sangue e o recrutamento de doadores, que em muitos casos tem suas preocupações fomentadas por informações confusas ou rumores enganosos sobre doação de sangue durante a pandemia.

As diversas doenças seguem prevalentes na população, necessitando de assistência hemoterápica, independentemente da progressão da pandemia de COVID-19. Novos critérios foram adotados para liberação de doação após infecção ou exposição ao vírus, a exemplo, doadores assintomáticos positivos podem doar após 10 dias da realização do exame, doadores com diagnóstico estão aptos a doar 10 dias após recuperação completa de sintomas e profissionais de saúde estão aptos a doar desde que estejam assintomáticos e fazendo uso correto de equipamento de proteção individual.

Com o apoio da população, desde 2015 o Banco de Sangue do Hugol recebeu  33.967 doações e realizou 34.187 transfusões. Nosso objetivo é ampliar as campanhas de conscientização para garantir que, nesse momento de contingência de saúde pública, seja possível atender a todas as necessidades transfusionais dos pacientes admitidos. Doe sangue, a vida agradece.

Adriano de Moraes Arantes - Supervisor do Banco de Sangue do Hugol