Hugol nas Escolas orienta alunos sobre primeiros socorros
Na manhã de hoje, no Colégio Estadual do Setor Palmito, o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), realizou mais uma aula do Projeto Hugol nas Escolas, ação que faz parte dos programas de conscientização e ensino da unidade. A aula foi ministrada para mais de 300 estudantes Ensino Médio e teve como tema “Primeiros Socorros”.
A aula foi ministrada por Paullyane Pereira Lima, supervisora de enfermagem da emergência do Hugol. Os estudantes aprenderam como reagir diante de uma situação de trauma e realizar os procedimentos de primeiros socorros de forma ágil e correta, até a chegada de agentes de saúde especializados.
De acordo com Viviane Oliveira, ouvidora do hospital e responsável pelo projeto, “o Hugol nas Escolas traz para os alunos um alerta sobre a importância da prevenção, conscientizando-os sobre os perigos das situações cotidianas que os rodeiam e que podem ser evitados. Nesta edição tivemos foco nos primeiros socorros, que podem em muitas situações, salvar uma vida. Acreditamos que os estudantes possam ser multiplicadores desse conhecimento e, com isso, transmitir o que foi aprendido para familiares e amigos.”
“Situações onde é necessário utilizar técnicas de primeiros socorros pode ocorrer a qualquer momento, por isso é tão importante para os estudantes ter a oportunidade de aprender sobre o tema, e ainda melhor, poder receber na escola profissionais da área que lidam diariamente com situações de trauma. O aprendizado em sala de aula é importante e necessário, mas é fundamental atividades extracurriculares que os instigam e fortalecem o pensamento crítico dos estudantes.” Afirmou Juliana Moraes, diretora da escola.
O projeto Hugol nas escolas foi criado em 2016 e com o objetivo de levar aos estudantes de escolas da região noroeste de Goiânia orientação sobre diversos temas ligados à saúde, e principalmente a prevenção de traumas e técnicas de primeiros socorros. Desde sua criação já orientou mais de 7 mil estudantes e pela primeira vez em 2022 a partir do convite da Secretaria Estadual de Educação, expandiu sua atuação para uma escola de outra região da cidade.