HDS disponibiliza suporte psicológico aos pacientes portadores de feridas crônicas
Tendo em vista que o suporte psicológico contribui para o alívio na carga emocional e no sofrimento, o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) disponibiliza o atendimento psicológico exclusivo para os pacientes portadores de feridas crônicas.
A psicóloga responsável pelos atendimentos, Keila Mota de Sousa, explica que devido às feridas a maioria dos pacientes desenvolve sentimentos de tristeza, dificuldade de socialização, vergonha, sensação de não aceitação, entre outros. "De forma humanizada reforçamos a importância que cada um tem como indivíduo, trabalhamos temas reflexivos para estimular a autoestima", afirma.
A paciente Luzia Helena Lemes de Sousa, 64, define o suporte psicológico como sensacional e destaca que faz a diferença na sua vida. "É uma atendimento que nos ajuda na compreensão de vários aspectos da vida. Eu por exemplo, já deixei de ir em certos lugares porque me sentia feia, triste devido à ferida. A Keila faz uma abordagem que nos empondera para seguir a vida normalmente. Uma outra situação foi quando meu filho precisou mudar de cidade por causa do trabalho e isso me entristeceu, pois era minha companhia. A Keila ao ver meu desalento conversou comigo, me disse algumas palavras que acalentou meu coração", diz.
Outra abordagem feita pela profissional é a Psicoeducação com orientações sobre o tipo de atividade física que o paciente pode fazer, alimentação correta que contribua na cicatrização e autocuidado, a exemplo da higiene pessoal. E assim instigar o paciente a compreender o tratamento e praticar ações de prevenção e conscientização sobre a saúde.
"É um atendimento global para entender as necessidades dos pacientes. Aplico um questionário sobre o humor, suporte social e cognitivo para mensurar a necessidade desse paciente passar também pelo acolhimento de outros profissionais, como nutricionista, educador físico, fonoaudióloga e outros. Na verdade, é um trabalho em conjunto com todas as áreas do atendimento", ressalta Keila Mota.