Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

AGIR


Ética como valor organizacional e prática vivenciada


26 de setembro de 2022



Como trabalhar a ética em uma organização de saúde? Esse é um dos desafios vivenciados no Brasil e no mundo quando nos deparamos com a necessidade de estruturarmos uma cultura de compliance nas organizações.  Segundo Carneiro (2019, p. 44), “não há dúvidas que a adoção de um Sistema de Gestão de Compliance e Antissuborno, além de necessário passa a ser um antídoto eficaz para evitar complicações futuras e, ainda, permite uma vantagem competitiva de mercado e proporciona a sustentabilidade da organização”.

Nesse sentido, a Agir – Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde, organização social em saúde que atua com a gestão de unidades de saúde e com a oferta de ensino e consultoria em saúde, inseriu, desde as suas bases, a ética como um valor organizacional. Ao fundamentar o Planejamento Estratégico da Instituição, contemplou como propósito “Cuidar de vidas”, o que é trabalhado constantemente enquanto um fator essencial para guiar a todos os envolvidos na prestação dos cuidados e na administração dos recursos.

De forma a destacar ainda mais o tema, a ética é um dos valores declarados na identidade organizacional da Agir, oportunizando que esteja presente nas ações e práticas cotidianas de desdobramento da estratégia, indo além da divulgação e tornando-se pauta diária para os stakeholders da organização.  Outrossim, para fortalecer o tema, a Agir tornou-se associada ao Instituto Ética Saúde, “organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cujo propósito é lutar pela promoção de um ambiente de negócios mais ético na saúde do Brasil”. Ao integrar-se ao IES, possibilitou acelerar a estruturação de seu compliance e criação do Programa de Integridade ao contar com a expertise e acompanhamento de orientações balizadas nacional e internacionalmente.

O Programa de Integridade da Agir, apoiado na Lei Anticorrupção 12.486/2012, é uma forma de organização das diretrizes, políticas e padrões de conduta, que permeiam e possibilitam: a) prevenir; b) avaliar e; c) melhorar continuamente as suas práticas. A integridade está diretamente associada à honestidade, ética e conformidade às legislações e normas internas, portanto, essa conduta é continuamente estimulada dentro da Agir e unidades geridas. Dentro do Programa, várias práticas são importantes, mas destaca-se a crucialidade da declaração do Código de Conduta Ética e a Política de Compliance, voltados a orientar e prevenir. E como forma de avaliar e melhorar essas ações, a implantação do Canal de Integridade para escuta ativa dos stakeholders e a auditoria interna, como forma de acompanhamento e monitoramento dos processos e riscos organizacionais.

Para o adequado gerenciamento dessa estrutura, de forma autônoma e independente, houve a estruturação do Núcleo de Compliance e Qualidade, que de forma inovadora no país conecta as práticas voltadas à conformidade com a busca da melhoria contínua. E para fortalecer, tornando-se uma segunda instância de segurança e monitoramento dos riscos à integridade, foi instituído o Comitê de Ética da Agir, composto por membros internos multidisciplinares para impulsionar os resultados quanto à ética.

Com essa jornada que tem sido continuamente percorrida pela Agir, podemos compartilhar como experiência que a ética ao ser estabelecida como valor organizacional e fortalecida diariamente como uma prática vivenciada por todos e todas, proporciona resultados importantes na melhoria do clima organizacional, no aumento da segurança nos processos e no desenvolvimento humano dos profissionais atuantes na instituição.

Lucas Paula da Silva, Superintendente Executivo da Agir

Antônio Cirino, Chefe do Núcleo de Compliance e Qualidade da Agir

Referências

CARNEIRO, C. Compliance e a cultura de paz. GALILEU. Volume XX. Issue Fascículo 1. 1st January. Janeiro – 30th June junho 2019. p. 37-58.