Reunião Mensal do Compliance e Qualidade: Agir declara Políticas Institucionais do Cuidado e da Segurança da Informação
Aconteceu na manhã de hoje (16), a reunião Mensal do Núcleo de Compliance e Qualidade (NCQ), que contou ainda com a Declaração de duas novas Políticas Institucionais da Agir: a Política do Cuidado e a Política da Segurança da Informação. As Políticas Institucionais são diretrizes gerais que expressam os parâmetros dentro dos quais as ações da Agir e de seus colaboradores devem se desenvolver, dentro das normas éticas e da integridade, no cumprimento do nosso propósito de “cuidar de vidas”.
A Política do Cuidado, regida pela Superintendência Técnico Assistencial, possui o objetivo de estabelecer e padronizar práticas de cuidados aplicadas a jornada do usuário, com sua melhoria contínua. Esta Política possui 7 (sete) princípios norteadores, sendo eles: integralidade do cuidado; encantamento no atendimento; efetividade clínica; comunicação efetiva; segurança na jornada do usuário; responsabilidade e transparência; inovação em saúde.
“Para chegarmos ao encantamento do nosso usuário, precisamos primeiramente ter um serviço de qualidade, precisamos acima de tudo ter empatia, nos colocarmos no lugar da família daquele paciente, e assim, termos um cuidado centrado em um serviço de excelência”, destaca o Gerente Corporativo Assistencial, Eduardo Sardinha.
A Política da Segurança da Informação, por sua vez, estabelece as diretrizes gerais para a gestão da informação da instituição, protegendo os dados, especialmente aqueles confidenciais, contra diversos tipos de ameaças e riscos. Com a Política declarada, são definidas as regras que ditam o acesso, o controle e a transmissão da informação.
“Essa gestão é direcionada a todos nós colaboradores, precisamos garantir que as informações da nossa instituição sejam aplicadas para apenas aquilo que foram concebidas, garantindo a máxima segurança e confiabilidade dos dados”, ressalta Kelvin Cantarelli, Gerente Corporativo de Tecnologia da Informação.
Para Lucas Paula da Silva, Superintendente Executivo da Agir, ambas Políticas são de fundamental importância para os exercícios da instituição. “A Política do Cuidado reflete naquilo que é nosso propósito, “cuidar de vidas”, e é nosso trabalho diário mantermos esse compromisso com excelência, sem deixarmos de lado a transparência e o cuidado com a informação e nossa segurança jurídica. Política não é uma simples formalização, é para que possamos nos orientar, e nos trazer eficiência, eficácia, segurança e consciência daquilo que precisamos fazer”, conclui.
Ainda no mesmo encontro, foi apresentado pelo Núcleo de Compliance e Qualidade o resultado final da avaliação interna de riscos, que aconteceu na primeira semana do mês de novembro, com 94.48% dos processos avaliados em conformidade. A avaliação de riscos é um processo integrado que envolve a identificação e a análise dos riscos aos quais a organização está exposta, bem como a elaboração e a adoção de estratégias para evitá-los, minimizá-los e enfrentá-los, caso aconteçam.