Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

HDS


Diretor Administrativo do HDS ministra aula sobre execução da estratégia


30 de setembro de 2021



Execução como fator de sucesso da estratégia foi tema da aula on-line ministrada pelo Diretor Administrativo e Financeiro do HDS, Darlan Dias Santana. O evento faz parte do cronograma de atividade da Comissão de ensino, pesquisa e treinamento da unidade, que objetiva fomentar o conhecimento e incentivar a pesquisa.


Darlan iniciou a aula com o conceito de execução. “É fazer aquilo que foi planejado com base na estratégia, e para isso, é necessária uma avaliação interna, do eu enquanto individuo, no que eu sou bom, fazer uma autoanálise, pois dessa forma haverá uma compreensão dos pontos fortes”.
A falta da execução ocasiona a ruptura do sucesso da estratégia. É um processo disciplinado de atividades conectadas com a finalidade de atingir os melhores resultados de forma previsível. E quando não acontece, se torna cada vez mais difícil o alcance da meta ou dos objetivos da instituição.


Darlan afirma que, um dos fatores do insucesso na estratégia é a resistência à mudança, e citou como exemplo o avanço das tecnologias, que foram capazes de difundir as relações sociais nas redes virtuais da internet modificando a forma da comunicação. “Mudança é algo que sempre ocorre, por isso estarmos abertos as mudanças nos proporcionará êxito para execução”.

Segundo o profissional, a liderança tem um papel importante e decisivo na estratégia, pois tem uma visão macro. “O poder da liderança tem um grande papel na gestão dos potenciais. O Feedback, por exemplo, é uma ferramenta importante na relação líder e liderado. É um diálogo baseado na clareza, e aponta os caminhos a serem seguidos pelo colaborador para que ele atinja o sucesso na execução da estratégia”.


Não basta penas planejar, mas agir, a ação é fundamental para a fluidez dos processos. O estrategio e o tático define onde a instituição quer chegar, e o operacional é voltado para a eficiência e nas formas de otimizar as entregas. “É um processo dinâmico que envolve a participação de todos”, afirma Darlan.


Para finalizar, Darlan enfatizou a importância do monitoramento contínuo com foco na entrega de resultados e melhoria dos processos, visto que, execução e estratégia andam juntas e são relevantes para o sucesso de uma instituição.