Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

AGIR


Unidades geridas pela Agir apresentam case de sucesso no XVIII Seminário Hospitais Saudáveis 2025 e recebem menção honrosa


23 de dezembro de 2025



A Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir) é reconhecida por boas práticas em sustentabilidade no setor da saúde e reforça isso com a submissão e aceitação de trabalhos das unidades CHS, HDS e Hugol no XVIII Seminário Hospitais Saudáveis 2025, realizado entre os dias 28, 29 e 30 de outubro de 2025, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

O evento foi organizado pelo Projeto Hospitais Saudáveis (PHS), uma organização não governamental dedicada a promover conhecimento e mobilizar instituições públicas e privadas em prol da sustentabilidade no setor da saúde e do meio ambiente. O PHS é o representante e coordenador das atividades da Health Care Without Harm (Saúde sem Dano) e da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green and Healthy Hospitals) no Brasil. É um dos principais eventos nacionais voltados à integração entre saúde, clima e meio ambiente.

O Complexo Hospitalar Sul (CHS) submeteu e teve aprovação de dois cases de sucesso, o primeiro, ”Gestão ambiental e saúde pública: revitalização da Estação de Tratamento de Esgoto no Complexo Hospitalar Sul, em Manaus, Estado do Amazonas”, em que após a regularização do serviço, passou a lançar os efluentes gerados pela instituição no meio ambiente com todos os parâmetros físico, químicos e biológico em conformidade com as legislações vigentes, mitigando assim os impactos sociais, financeiros e ambientais. O segundo case de sucesso foi “Gestão Integrada de Resíduos em Saúde: Estratégias para Redução de Rejeitos Infectantes e Otimização de Custos no Hospital Estadual da Região Norte do Brasil”, em que após a execução de ações estratégicas houve uma redução de 70,6% no custo de gestão de rejeitos, além do fortalecimento da cultura de sustentabilidade e redução do impacto ambiental.  

O Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) apresentou o trabalho intitulado “Segregação e Reciclagem de Resíduos de Serviços de Saúde: Estratégias de Redução de Impactos Ambientais e Custos em um Hospital Estadual de Goiás”, apresentado pela bióloga e Supervisora de Governança Marcella Alves Sabino e pela bióloga Jannys Camarano. O estudo destaca os desafios e as estratégias adotadas pela unidade para reduzir a geração de resíduos e rejeitos, evidenciando o compromisso da Agir com a sustentabilidade.

O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) apresentou o trabalho “Mapeamento do PGRSS como ferramenta estratégica para a gestão de resíduos em uma unidade hospitalar de urgência e emergência”, desenvolvido na própria instituição, recebeu Menção Honrosa no Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2025 e foi apresentado no evento por Ritanne Nery, bióloga da unidade e responsável pelo Serviço de Gestão Ambiental (SEGAM).

As três unidades foram reconhecidas com o Certificado de Menção Honrosa do Prêmio Amigo do Meio Ambiente (PAMA).

O Prêmio Amigo do Meio Ambiente, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo em parceria com o Projeto Hospitais Saudáveis (PHS), contou nesta edição com 233 projetos inscritos, provenientes de 18 estados brasileiros, refletindo o avanço das iniciativas ambientais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O tema do evento “Clima é Saúde, Saúde é Clima” com foco na integração das ações Pré-COP30, desenvolvidas no período que antecedeu a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada em novembro, em Belém (PA), reforça um debate cada vez mais central para o setor: os impactos diretos das mudanças climáticas sobre os sistemas de saúde, o aumento de agravos relacionados a eventos extremos, a pressão sobre recursos naturais e a necessidade de hospitais mais resilientes, eficientes e seguros. Discutir sustentabilidade no ambiente hospitalar significa fortalecer a proteção à saúde das populações, dos trabalhadores e dos pacientes, além de reduzir riscos ambientais associados à assistência à saúde.

A participação no Seminário proporcionou uma intensa troca de experiências com instituições de todo o país, ampliando a visão estratégica sobre gestão ambiental, saúde pública e ação climática, estimulando a troca de experiências, a apresentação de cases de sucesso e a identificação de projetos com potencial de implementação, em uma programação alinhada à agenda Pré-COP30.

Essa vivência reforça o compromisso da Agir, por meio do Serviço de Gestão Ambiental (SEGAM) das unidades geridas, com a inovação, a responsabilidade socioambiental e a melhoria contínua dos processos, impulsionando o aprimoramento das ações desenvolvidas na unidade, sempre alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3, 6, 11 e 12.

A Gerência Corporativa de Operações (GCOP), a Supervisão Corporativa de Facilities (SUFAC) em conjunto com o Serviço de Gestão Ambiental (SEGAM) das unidades geridas vêm fortalecendo a cultura de sustentabilidade, redução dos impactos ambientais, sociais e econômicos em toda rede Agir.

O reconhecimento nacional reafirma que a gestão ambiental estratégica é um eixo fundamental para a qualidade assistencial, a sustentabilidade do SUS e o cuidado integral com a vida e o meio ambiente.