Unidades geridas pela Agir apresentam case de sucesso no XVIII Seminário Hospitais Saudáveis 2025 e recebem menção honrosa
A Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir) é reconhecida por boas práticas em sustentabilidade no setor da saúde e reforça isso com a submissão e aceitação de trabalhos das unidades CHS, HDS e Hugol no XVIII Seminário Hospitais Saudáveis 2025, realizado entre os dias 28, 29 e 30 de outubro de 2025, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
O evento foi organizado pelo Projeto Hospitais Saudáveis (PHS), uma organização não governamental dedicada a promover conhecimento e mobilizar instituições públicas e privadas em prol da sustentabilidade no setor da saúde e do meio ambiente. O PHS é o representante e coordenador das atividades da Health Care Without Harm (Saúde sem Dano) e da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green and Healthy Hospitals) no Brasil. É um dos principais eventos nacionais voltados à integração entre saúde, clima e meio ambiente.
O Complexo Hospitalar Sul (CHS) submeteu e teve aprovação de dois cases de sucesso, o primeiro, ”Gestão ambiental e saúde pública: revitalização da Estação de Tratamento de Esgoto no Complexo Hospitalar Sul, em Manaus, Estado do Amazonas”, em que após a regularização do serviço, passou a lançar os efluentes gerados pela instituição no meio ambiente com todos os parâmetros físico, químicos e biológico em conformidade com as legislações vigentes, mitigando assim os impactos sociais, financeiros e ambientais. O segundo case de sucesso foi “Gestão Integrada de Resíduos em Saúde: Estratégias para Redução de Rejeitos Infectantes e Otimização de Custos no Hospital Estadual da Região Norte do Brasil”, em que após a execução de ações estratégicas houve uma redução de 70,6% no custo de gestão de rejeitos, além do fortalecimento da cultura de sustentabilidade e redução do impacto ambiental.
O Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) apresentou o trabalho intitulado “Segregação e Reciclagem de Resíduos de Serviços de Saúde: Estratégias de Redução de Impactos Ambientais e Custos em um Hospital Estadual de Goiás”, apresentado pela bióloga e Supervisora de Governança Marcella Alves Sabino e pela bióloga Jannys Camarano. O estudo destaca os desafios e as estratégias adotadas pela unidade para reduzir a geração de resíduos e rejeitos, evidenciando o compromisso da Agir com a sustentabilidade.
O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) apresentou o trabalho “Mapeamento do PGRSS como ferramenta estratégica para a gestão de resíduos em uma unidade hospitalar de urgência e emergência”, desenvolvido na própria instituição, recebeu Menção Honrosa no Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2025 e foi apresentado no evento por Ritanne Nery, bióloga da unidade e responsável pelo Serviço de Gestão Ambiental (SEGAM).
As três unidades foram reconhecidas com o Certificado de Menção Honrosa do Prêmio Amigo do Meio Ambiente (PAMA).
O Prêmio Amigo do Meio Ambiente, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo em parceria com o Projeto Hospitais Saudáveis (PHS), contou nesta edição com 233 projetos inscritos, provenientes de 18 estados brasileiros, refletindo o avanço das iniciativas ambientais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
O tema do evento “Clima é Saúde, Saúde é Clima” com foco na integração das ações Pré-COP30, desenvolvidas no período que antecedeu a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada em novembro, em Belém (PA), reforça um debate cada vez mais central para o setor: os impactos diretos das mudanças climáticas sobre os sistemas de saúde, o aumento de agravos relacionados a eventos extremos, a pressão sobre recursos naturais e a necessidade de hospitais mais resilientes, eficientes e seguros. Discutir sustentabilidade no ambiente hospitalar significa fortalecer a proteção à saúde das populações, dos trabalhadores e dos pacientes, além de reduzir riscos ambientais associados à assistência à saúde.
A participação no Seminário proporcionou uma intensa troca de experiências com instituições de todo o país, ampliando a visão estratégica sobre gestão ambiental, saúde pública e ação climática, estimulando a troca de experiências, a apresentação de cases de sucesso e a identificação de projetos com potencial de implementação, em uma programação alinhada à agenda Pré-COP30.
Essa vivência reforça o compromisso da Agir, por meio do Serviço de Gestão Ambiental (SEGAM) das unidades geridas, com a inovação, a responsabilidade socioambiental e a melhoria contínua dos processos, impulsionando o aprimoramento das ações desenvolvidas na unidade, sempre alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3, 6, 11 e 12.
A Gerência Corporativa de Operações (GCOP), a Supervisão Corporativa de Facilities (SUFAC) em conjunto com o Serviço de Gestão Ambiental (SEGAM) das unidades geridas vêm fortalecendo a cultura de sustentabilidade, redução dos impactos ambientais, sociais e econômicos em toda rede Agir.
O reconhecimento nacional reafirma que a gestão ambiental estratégica é um eixo fundamental para a qualidade assistencial, a sustentabilidade do SUS e o cuidado integral com a vida e o meio ambiente.
