Agir adota uso de software de gestão ambiental nas unidades geridas
O Projeto Conexões Sustentáveis, coordenado pela Gerência Corporativa de Projetos e Inovação, atua em consonância com o propósito da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde – Agir, que é cuidar de vidas, focado na construção, manutenção e fortalecimento da cultura do uso sustentável de recursos. E, com o objetivo de aperfeiçoar processos, a equipe responsável pelo Conexões Sustentáveis realizou a contratação de um software para gestão de requisitos ambientais - o LegNet.
O LegNet é um banco de dados com mais de 150 mil requisitos legais, compilados numa coletânea única de legislações federais, estaduais e municipais, onde é tratado os assuntos pertinentes ao Sistema de Gestão Ambiental, consorciando normas técnicas, leis e decretos. O sistema visa ser um canal de acesso e controle dos requisitos legais por meio de um ambiente seguro e atualizado.
A ferramenta traz como principal benefício o gerenciamento de requisitos legais e seus impactos nos âmbitos das diversas autarquias. “No início do mês de dezembro, iniciamos no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) e Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) a fase de implantação do software de gestão ambiental, no qual os responsáveis pelo sistema de gestão ambiental estão, em conjunto com a empresa contratada, realizando a ordenação dos setores e dos requisitos correlacionáveis a cada escopo de processo”, explica o analista responsável pelo projeto, Jeandro Marques Pires.
Jeandro destaca que durante este processo de implantação nas unidades também serão iniciados os cadastros dos usuários e as liberações dos acessos, conforme os organogramas de setores críticos de cada instituição. “Após a implantação e testes, teremos a realização dos treinamentos e uso do sistema”, pontua.