Agir realiza auditoria interna para avaliar performance ambiental das unidades geridas
Dando continuidade as ações do projeto Conexões Sustentáveis e visando a preparação do Sistema de Gestão Ambiental para a auditoria interna, a Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde – Agir realizou nos dias 16 e 17 de dezembro um treinamento com a temática da ISO 14001, Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol). Durante a capacitação, o biólogo e coordenador de acolhimento do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), Daniel Paiva, reforçou os requisitos da norma ambiental, juntamente com os novos auditores internos do Hugol e da equipe que realizará a primeira auditoria interna do sistema ambiental na unidade.
“Essa é uma ação inédita e o Hugol será a primeira unidade gerida pela Agir a passar pela auditoria interna, entre os dias 27, 28 e 29 de dezembro, com foco na performance e certificação ambiental ISO 14001”, explica Daniel. Para o instrutor, este momento de preparação é crucial, uma vez que os avaliadores estão preparados para realizar essa atividade nos moldes do sistema de gestão ISO. “Este momento será um marco para a história da Agir, pois, além de incentivar os líderes a reforçar a importância dos processos, projetos e medidas mitigatórias para gestão, será o momento para aculturar líderes e liderados a um olhar integral para gestão e o uso racional dos recursos renováveis e não renováveis, além da promoção para o processo educativo diante da jornada de práticas sustentáveis e claro, um reposicionamento estratégico importante frente a finitude de recursos e seu uso consciente.”
As auditorias internas acontecerão em dezembro no Hugol, em janeiro no Crer e fevereiro no HDS, onde os avaliadores farão uma rotation entre as unidades. “Para esta primeira rodada, os avaliadores do Crer e HDS serão líderes no processo e os novos avaliadores estarão como observadores. Ainda utilizando este método seguiremos para os próximos ciclos que ocorrerão nas demais unidades no primeiro trimestre de 2023 nos preparando para a certificação ISO que ocorrerá a seguir”, afirma o analista de Projetos e Inovação da Agir, Jeandro Marques Pires.