Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Crer


Setembro Verde: Crer realiza ações de conscientização sobre doação de órgãos e tecidos


29 de setembro de 2021



Palestra e blitz nos postos de internação foram realizadas com foco nos profissionais e usuários do hospital

Em alusão ao Setembro Verde, mês de sensibilização da doação de órgãos e tecidos, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer, uma unidade do Governo de Goiás, realizou ações voltadas à conscientização e esclarecimentos do tema junto aos profissionais e usuários do hospital.

O ponto alto das ações aconteceu no Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro, onde a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Crer, em parceria com a Central de Transplantes do Estado de Goiás, realizou blitz nos postos de internação, Centro Cirúrgico e Unidade de Terapia Intensiva do hospital.

“Percorremos todos os setores assistenciais do hospital promovendo quiz e dinâmicas de esclarecimentos de mitos e verdades sobre o assunto. Sabemos que o desconhecimento, inclusive por parte dos profissionais da saúde, ainda é a principal causa de negativa para a doação de órgãos e tecidos no Brasil. É preciso falar sobre esse assunto, é preciso conscientizar sobre a importância da doação para salvar vidas”, explicou a assistente social e integrante da CIHDOTT do Crer, Ana Carolina de Paula Rodrigues.

Ainda na programação, no dia 14 de setembro a Supervisão de Ensino e Pesquisa do Crer promoveu uma palestra sobre a importância da doação de órgãos com a participação da Organizações de Procura de Órgãos do Estado de Goiás.

“Diante do cenário de desconhecimento e mitos a respeito da doação de órgãos e tecidos, os profissionais da saúde atuam como educadores. Ao replicarem conhecimento e informação, conseguimos desmistificar o tema junto à sociedade em geral”, ressaltou a coordenadora das Organizações, Nathália Carolyne Correia Mendonça.

Ainda na palestra, a terapeuta ocupacional do Crer, Nádia Cristina da Silva, contou sua história de luta e vida, graças a uma doação de fígado. “Fui salva por uma doação de órgãos. Recebi uma segunda oportunidade na vida graças a uma família que autorizou a doação dos órgãos do seu ente amado. A doação de órgãos salva vidas todos os dias e nós precisamos falar sobre isso”.

Segundo dados da Organizações de Procura de Órgãos do Estado de Goiás mostram que, atualmente, Goiás possui mais de 1.500 mil pessoas na fila de espera por uma doação.



001-5.jpg
006-5-1024x1024.jpg
003-10-1024x1024.jpg
005-8-1024x1024.jpg